quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mário Silva = Exposição à eterna Inês de Castro em Coimbra

É este o nome com que o artista plástico Mário Silva, baptizou a exposição de pintura e escultura que tem patente, desde a semana passada na galeria de arte da Casa da Mutualidade de Coimbra. Esta é a segunda exposição de pintura, patente neste novel e amplo espaço que veio enriquecer culturalmente a cidade de Coimbra.
Com cerca de vinte telas a óleo expostas, esta mostra conta também com uma escultura composta por uma cadeira e um busto em que o artista criou uma instalação que denominou “Um trono para Pedro e Inês “.
A inauguração teve a participação de inúmeras figuras da intelectualidade Coimbrã, nomeadamente políticos, artistas plásticos, jornalistas, poetas, escritores, gente anónima, muitos convidados e amigos do pintor.
No acto inaugural foram lidos poemas do poeta Manuel Alegre alusivos a Inês de Castro pela poetisa Ciombra. De seguida usou da palavra o Dr. Mário Nunes Presidente da Previdência Portuguesa e ex-Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra que teceu elogiosas citações sobre o artista das quais destacamos: estilo inconfundível, conciliando a harmonia e a luz, o equilíbrio e a substância, revela Mário Silva sempre jovem na inovação e sempre misterioso e empreendedor na essência das suas concepções e nas suas originais iniciativas. Mário Silva, nasceu em 1929 – Portugal, Coimbra (Bencanta). Vive e trabalha na sua casa-atelier, em Lavos, Figueira da Foz.
-------------------------------------------------
Desde os anos sessenta o seu trabalho percorreu inúmeros Salões Institucionais, Bienais, Exposições Colectivas e Individuais (nacionais e internacionais).
Possui inúmeros prémios nacionais e internacionais, como a Copa per il miglior Artista d’Avanguardia (Milão-Itália, 74), o Grande Prémio Galliano (Milão, 75), o Prémio Internacional da Paz (Instituto Internacional de Estudos Humanísticos de Roma - Fundação para os Poetas, Escritores, Pintores e Jornalistas, Itália, 83), os primeiros Prémios Arte d’Avanguardia (Milão, Itália, 74), Valbruna Prize-Escultura (Gabicce-Mare-Itália, 71) e, entre outras, as Taças de Prata (Comuna di Como-Itália 1972 e 82) e a Medalha de Ouro (Giro delle Arte di Lombardia-Itália 75).

Sem comentários: