domingo, 25 de abril de 2010

Galerias Sacramento expõe obras de Joe Berardo

Foi inaugurado nas Caves Aliança o “Aliança Underground Museum” um projecto idealizado e produzido pelo Comendador José Berardo e uma vasta equipa de técnicos especializados, liderados pela curadora Carina Bento, e que não se têm poupado a largos esforços para que a região centro fique dotada de mais um pólo cultural da mais elevada categoria e qualidade.
Neste novel espaço, projectado e desenvolvido nos labirínticos e longos subterrâneos da empresa, poderemos apreciar figuras em terracota, provenientes do continente africano, com mais de 1500 anos.
Veremos também arte etnográfica Africana composta pelos mais diversos objectos tais como máscaras, armas, estátuas, joalharia e os mais variados utensílios do dia a dia africano.
Esculturas de grande porte em granito do Zimbabué produzidas por escultores contemporâneos que iniciaram este movimento artístico a partir dos anos 60 do século passado, dão um ar de grandeza e de rara beleza escultórica.
Interessante também e, de um deslumbramento ao olhar é a magnifica colecção de centenas de minerais, provenientes do Brasil, tais como ametistas, turmalinas, e outras variedades de quartzo.
Uma das mais espectaculares secções do Museu, pela sua rara beleza, numa simbiose de luz e cor que deixa o espectador maravilhado, é uma combinação perfeitamente conseguida das garrafas de vinho rosé reflectidas no brilho dos minerais cor-de-rosa, num trabalho técnico de perfeita harmonia de projecção de luzes.
Colecção de fósseis, azulejaria de origem portuguesa e francesa totalizando cerca de 500 anos de história, e um qualificado conjunto de cerâmica das Caldas da Rainha composta por peças raras e originais com a tradicional cerâmica do século XIX criada por artistas como Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes, onde poderemos apreciar o célebre “Zé Povinho” , completam a visita a este projecto / exposição, que tem como lema o seu tema “Arte, Vinho e Paixão” associado à Bairrada.

Sem comentários: