sábado, 7 de agosto de 2010

Memorial aos Antigos Combatentes - Da Figueira a Cascais

O Memorial aos Antigos Combatentes da Guerra Colonial da Figueira da Foz fica situado num dos espaços ajardinados ao início da Praça Velha, e tem sido ponto de referência e de concentração de antigos militares. Reúnem-se ali e partem depois para os inevitáveis e agradáveis almoços ou piqueniques de convívio!
José Manuel dos Santos foi o mentor do memorial. Há largas dezenas de anos a residir na nossa cidade, é natural de Cascais onde, por sua insistência e também com o apoio da edilidade local, se irá erigir um monumento aos Antigos e já falecidos Combatentes.
Há três projectos a serem estudados para este memorial em Cascais onde faleceram na guerra colonial 16 militares. Colaboram mais incisivamente com este projecto o artista plástico Mário Silva e o anterior presidente da Junta de Freguesia de São Julião da Figueira da Foz, Victor Coelho.
E a par desta iniciativa existem outras além fronteiras, como a criação de um Núcleo da Liga dos Combatentes conjuntamente com elementos de clubes portugueses na Califórnia e um projecto também para um memorial envolvendo sobretudo antigos combatentes açorianos, a grande maioria naquele estado dos Estados Unidos.
Com também todo o apoio do General Chito Rodrigues, presidente da Liga dos Combatentes de Portugal, José Manuel dos Santos lembra que “Todos os militares falecidos na guerra colonial, e também os vivos, devem ser lembrados e protegidos pelo governo, na medida em que existem muitos com traumatismos da guerra.
(Fotos - A inauguração do Memorial na Figueira da Foz com JMS, e um dos três memorias propostos para Cascais).

Sem comentários: