segunda-feira, 27 de setembro de 2010

AgriCabaz de Penela forma parcerias com o Baixo Mondego

O Stand do AgriCabaz na FAGRIP, Penela, deu início a um processo de parceria entre várias produções do Baixo Mondego:
Arroz Garça Branca de Montemor-o-Velho, Maiorca;
Casa do Sal da Figueira da Foz, Lavos;
Enchidos de Quiaios, Figueira da Foz;
Olga Cavaleiro / Pastéis de Tentúgal, Montemor-o-Velho;
E Quinta dos Cozinheiros, Figueira da Foz, Marinha das Ondas.
Estas produções pretendem cooperar na presença conjunta em diversos eventos. Consideram que é muito importante que as produções da região façam parcerias que possibilitem uma maior visibilidade e promoção. Esta parceria permitirá uma presença num maior número de eventos, sem um acréscimo significativo de custos devido às sinergias criadas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Gandaridades em Febres

Foi inaugurado no passado dia 04 de Setembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Febres, Concelho de Cantanhede, pelas 16h30, a exposição 'Gandaridades' : Pintura, Poesia e Etnografia Gandareza.
É uma iniciativa do artista plástico Paulo Manata Fixe que, com o apoio da Junta de Freguesia de Febres, convidou alguns amigos artistas a reflectirem sobre a Gandara juntando-lhes elementos etnográficos, que resultou num diálogo harmonioso entre a modernidade, que lhe confere a arte contemporânea, e a lembrança de um passado ainda presente na memória colectiva das gentes gandarezas.
Participam com pintura os figueirenses António Augusto Menano, Conceição Ruivo e Paulo Diogo. De Coimbra veio António Agante e de Febres o Paulo Manata Fixe, Mário Diniz Pereira e Jorge de Oliveira. Da Galiza, Manoel Bonabal Barreiro.
Pode-se ainda ver nesta iniciativa poesia e investigação de alunos da escola C+S Carlos de Oliveira.
A exposição contem também alguns objectos que permitirão perceber alguns aspectos menos conhecidos, da vida gandareza da 1º metade do século XX. Estarão expostos, por exemplo, uma prenda de casamento dos anos 40 e parte da roupa de cama da noite de núpcias de um casal dos anos 20.
A exposição estará patente até dia 11 de Setembro e poderá ser visitada das 16h00 às 22h00.