quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Montemor-O-Velho assinala os 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto

A propósito dos quinhentos anos do nascimento do navegador português Fernão Mendes Pinto e dos relatos espantosos descritos na sua obra “Peregrinação” surgiu o espetáculo musico/teatral “Navegar com os Sons”.
Cristóbal de Monte Mayor, bobo da corte no reinado d’El Rei D. João III, é o personagem desta peça que, através de um monólogo satírico e rimado, versão aproximada das cantigas de amigo, descreve a ânsia de saber e de descoberta do povo português.
Cristóbal relata, com a graça e a farsa de jogral, algumas das viagens que Fernão Mendes Pinto fez pelo mundo afora. Os mares, as terras, os povos, as plantas, os animais, os hábitos e os objetos que encontrou.
Luz, cor, música, imagem multimédia, dramatização, coreografias variadas, poesia, sorrisos, lágrimas e pessoas especiais na diferença contra a indiferença dão vida à narração de Cristóbal de Monte Mayor e aos sons que com ele navegam ao longo de todo o espetáculo.
NAVEGAR COM SONS:
Grupo Instrumental Orff da APPACDM de CoimbraUnidade Funcional de Montemor-o-Velho, com direção geral de Lina Carregã e textos de Lurdes Breda;
Colaboração artística: Ângela Tomé; Colaboração Multimédia: Alunos do Curso de Multimédia, sob a coordenação do professor Bruno Matos, da Escola Profissional de Montemor- o -Velho; Masterização: Nuno Mourinho; Apoio Multimédia: António Marcelo; Músico convidado: João Conde; Participação especial: Sansão Coelho.
(Clicar nos programas para melhor os visualizar)

Sem comentários: