quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ericeira World Surfing Reserve - Livro reúne fotos do surf e de surfistas

Em Março de 2011 a organização internacional Save the Waves Coalition atribuiu à Ericeira o estatuto de Reserva Mundial de Surf, uma distinção comparável ao estatuto de Património Mundial da UNESCO para as ondas. Mas a Ericeira, a sua beleza, a sua gente e as maravilhosas ondas que para cá têm atraído surfistas de todo o mundo há muito mereciam e justificavam uma obra que documentasse todas essas características e as imortalizasse na memória da vila. 
ERICEIRA é da autoria de Miguel Ruivo que contou com o empenho de Paulo Martins para que se tornasse realidade, a colaboração de alguns amigos e companheiros de mar e o fundamental contributo de vários fotógrafos que tornou possível a inclusão de imagens de qualidade nesta obra. A maioria dos textos são da autoria do próprio Miguel Ruivo, mas a obra conta ainda com a colaboração de Paulo Martins, José Caré Junior, José Diogo Quintela e João Braga de Macedo. A qualidade das imagens e dos momentos de surf foram uma das principais preocupações do autor. A edição de fotografia ficou a cargo do reconhecido fotógrafo Carlos Pinto e no conjunto, esta obra conta com fotografias do próprio e de João Bracourt, Pedro Mestre, Mauro Motty, Daniel Moreira, Rui Oliveira, Ricardo Santos Luís, Michel Amaro, João Valente, Ricardo Bravo, Caco Oliveira, Nuno Vieira. 
Muitos dos melhores surfistas nacionais, a maior parte deles habituais frequentadores das praias da Ericeira, protagonizam os momentos de ação que, sem exceção, tiveram lugar num dos palcos de ondas desta Vila. O livro conta com várias imagens de surfistas locais, reconhecidos e anónimos, que usufruíram e continuam a usufruir das ondas da Ericeira, como tributo e recordação para todos os que têm passado pela Vila e contribuído para o desenvolvimento do surf e enraizamento da sua cultura na Ericeira. 
O livro é apresentado sábado, dia 24 de novembro, no Hotel Vila Galé Ericeira, pelas 18h00.

Sem comentários: