quarta-feira, 29 de julho de 2015

“Portugal Sou Eu”: Programa de Norte a Sul do País promove a competitividade das empresas nacionais

No início deste ano, o “Portugal Sou Eu” alargou o programa ao setor do Comércio e apresentou as condições do Estatuto do “Estabelecimento Aderente”. Desde essa data, já aderiram 51 lojas que se localizam de norte a sul do País.
Esta meia centena de lojas, pioneiras na adesão ao Estatuto do “Estabelecimento Aderente”, vêm reforçar a divulgação, juntando-se aos mais de 3 mil pontos de venda com produtos com o selo do programa, através da “APP Portugal Sou Eu”, uma aplicação lançada em maio e disponível no Facebook, iOS, Android e Windows Phone.
Para estas unidades comerciais, a adesão ao Estatuto “Estabelecimento Aderente” é uma forma de diferenciação positiva face a concorrência, promovendo os valores da portugalidade e da diversidade da oferta nacional.
Podem aderir ao Estatuto “Estabelecimento Aderente” todas as empresas que exerçam a atividade de comércio a retalho e restauração ou similares. Os critérios de adesão destas empresas baseiam-se no número de produtos com o selo “Portugal Sou Eu” comercializados ou utilizados na confeção das refeições.
O Estatuto de “Estabelecimento Aderente” confere às empresas a possibilidade de usarem, nas instalações e no material promocional, sinalética específica do “Portugal Sou Eu”. O valor de adesão oscila em função do volume de negócios, variando entre os 100 e os mil euros por ano.
Para o “Portugal Sou Eu”, “esta mobilização, de norte a sul do País, de espaços comerciais com o Estatuto de “Estabelecimento Aderente” é muito importante pois permite atuar a jusante e completar a cadeia de valor entre produtor, distribuidor e público final. Desta forma, é possível dinamizar a integração de produtos com o selo “Portugal Sou Eu”, valorizando a oferta nacional e fomentando uma escolha informada e ponderada junto do consumidor”.
Sobre o “Portugal Sou Eu”
O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal  para melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.
Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” 3.341 produtos que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 3,1 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 67 por cento integra o setor da alimentação e bebidas. No portal do programa estão registadas mais de 1.300 empresas nacionais, cujos produtos estão em processo de qualificação. De registar o inicio da adesão ao selo das empresas de serviços e das empresas de comércio através do estatuto Estabelecimento Aderente.
São já várias as figuras públicas de diversos quadrantes da sociedade portuguesa que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do projeto. Através dos seus testemunhos e da presença em eventos, os 17 Embaixadores do “Portugal Sou Eu” (Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Henrique Sá Pessoa, João Manzarra, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Rosa Mota e Vítor Sobral) têm contribuído, através da participação em ações diversas, para sensibilizar e divulgar a iniciativa por todo o país.
O “Portugal Sou Eu” tem financiamento do programa Compete e é gerido por um órgão operacional, formado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.

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