sábado, 7 de novembro de 2015

Aveiro Capital da Cerâmica Artística - 6 de novembro a 6 de dezembro

A XII edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, teve inicio a 6 de novembro e decorre até 6 de dezembro, transformando a cidade na Capital da Cerâmica Artística. 
A exposição principal apresenta as obras selecionadas e premiadas pelo júri para o Concurso Internacional, a que concorreram artistas portugueses e de países de outras latitudes como, por exemplo, da África do Sul, da Itália, da Eslovénia ou a Ucrânia. O diálogo artístico, técnico e cultural que os autores transmitem pelas peças concorrentes pode ser apreciado no Museu de Aveiro | Museu de Santa Joana. Estarão expostas cerca de duas dezenas de peças artistas oriundos de diferentes países, tais como Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, Eslovénia, Brasil, Itália, Ucrânia, África do Sul, Lituânia e Polónia.
O júri atribuiu três prémios: O 1.º prémio no valor de 6 mil euros à espanhola Lourdes Riera Rey com a obra “Eclosion | Reposo” (conjunto), o 2.º prémio de 4 mil euros ao espanhol Cristobal Saborit Mallol com a obra “Xiquet”, e o 3.º de 2500 euros ao português Alberto Vieira com a obra “Inseticida”.

Sem comentários: