segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Montemor -o- Novo recebe mais um Fórum Permanente de Teatro

A Federação Portuguesa de Teatro, em conjunto com o Theatron – Associação Cultural, vai promover, entre os próximos dias 29 e 31 de janeiro de 2016 o XVI Fórum Permanente de Teatro, evento que conta com a parceria institucional do Município de Montemor-o-Novo, da União das Freguesias da Nossa Senhora da Vila / Nossa Senhora do Bispo / e Silveiras, da Fundação Eugénio d’Almeida, da Fundação INATEL e da Caixa Crédito Agrícola. 
O Fórum Permanente de Teatro é a atividade maior da Federação Portuguesa de Teatro. É neste espaço que a direção da Federação promove a formação teatral, modera a organização de festivais e mostras de teatro das suas associadas e congéneres, promove o debate de ideias, o levantamento e atualização permanente da realidade do movimento teatral e realiza, em simultâneo, as Assembleias Gerais. 
O evento ocorre com periodicidade semestral, nos meses de janeiro e setembro, assumindo-se, simultaneamente, como um momento de homenagem à dramaturgia nacional, abordando em cada edição a figura e a obra de um dramaturgo português de reconhecido mérito. 
No âmbito deste XVI Fórum a organização prestará tributo à dramaturgia nacional, homenageando a vida e obra do escritor Carlos Cebola. 
As doze horas de formação contemplam cinco grandes áreas ligadas à atividade teatral desde a formação de atores: a encenação e dramaturgia, as técnicas de palco ligadas ao espetáculo, as técnicas de construção cenográfica e até as técnicas de manipulação e construção de marionetas. 
Os painéis de formação terão lugar na Escola Secundária de Montemor-o-Novo e no Cine Teatro Curvo Semedo, onde se poderá assistir ainda, com entrada livre, aos espetáculos ‘O Grito na Charneca’ pelo Grupo Cénico SOIR Joaquim António de Aguiar (29 de janeiro às 21h30) e 4 ‘Mulheres para uma Efigénia’ pelo grupo que acolhe a iniciativa Theatron – Associação Cultural (30 de janeiro às 21h50). A par disto, no último dia de formação, terá lugar no Cine Teatro o Espetáculo de Encerramento com os exercícios finais dos painéis de formação a partir da obra ‘A Acácia do Quintal’ do autor homenageado.

Sem comentários: