terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Brinquedos ligados à internet – Crianças poderão partilhar dados sigilosos!

Os brinquedos ligados à internet My Friend Cayla e i-Que falham na proteção, privacidade e direitos dos consumidores mais jovens. 
O Conselho de Consumidores Norueguês analisou as características técnicas de brinquedos ligados à internet e os termos e condições das suas aplicações. Os resultados provam infrações graves aos direitos das crianças, nomeadamente no que respeita à privacidade dos dados pessoais. 
 Estes brinquedos funcionam através de ligação à internet, possuem microfones incorporados e tecnologias de reconhecimento de fala, permitindo-lhes “conversar” com as crianças que os manipulam. As crianças ao interagirem com os brinquedos poderão partilhar informações pessoais, ou seja, dados que são sigilosos. 
As organizações europeias de consumidores, nomeadamente a DECO, e as norte-americanas, com base no estudo da ForbrukerRadet – conselho norueguês do consumidor, denunciaram hoje as suas preocupações às autoridades competentes. 
Em Portugal os brinquedos My friend Cayla e I-Que não se encontram à venda em lojas físicas, mas estão disponíveis e acessíveis aos consumidores através de plataformas online como a Amazon ou Ebay, facto que preocupa muito a DECO, que já alertou a ASAE.

Sem comentários: