terça-feira, 29 de março de 2016

Cantanhede - Audição de Páscoa no Salão Paroquial S. Pedro

Irá decorrer no próximo dia 02 de abril às 16h00, no Salão Paroquial S. Pedro em Cantanhede, a audição de Páscoa da Academia de Musica António Fragoso a qual, sob o alto patrocínio e organização da Câmara Municipal de Cantanhede, pretende que seja mais um momento de exibição e demonstração das atividades que no período lectivo decorreram na Escola de Música. 
Será uma tarde de cultura musical onde as dezenas de alunos cujas idades variam dos 4 aos 30 anos irão demonstrar as suas capacidades musicais e a sua envolvência com esta arte, a qual será irá constituir um momento na vida destes “novos” artistas. 
(Enviado por Francisco M. Relva Pereira)

terça-feira, 22 de março de 2016

Coimbra - Estudantes fazem filme solidário para apoiar a Maratona da Saúde

https://youtu.be/2ei0F0_NOhM
Vídeo “Funky Infection” com Flash Mob solidário pretende apoiar a investigação biomédica na área das doenças neurodegenerativas em Portugal através do número das suas visualizações. 
Estudantes do Mestrado de Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra fazem vídeo para apoiar, através da Maratona da Saúde, a investigação científica em Portugal na área das doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, E.L.A., Doença dos Pezinhos, entre outras. O objetivo desta iniciativa é atingir 4000 visualizações do vídeo “Funky Infection”. 
A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos que em parceria com a RTP tem como missão sensibilizar para várias doenças e financiar a investigação científica pioneira na área da saúde em Portugal, mostrando que a ciência é uma fonte de esperança. 
Todos os anos esta instituição escolhe um tema diferente relacionado com uma doença e as verbas angariadas são aplicadas na sensibilização e em projectos de investigação biomédica a serem desenvolvidos por cientistas portugueses ou estrangeiros, em instituições nacionais. As duas primeiras edições foram dedicadas ao cancro e à diabetes, respetivamente, e os dois espetáculos solidários e outras iniciativas locais já permitiram à Maratona da Saúde angariar mais de 250 mil euros que já estão a financiar a sensibilização e a investigação em Portugal nestas duas áreas, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica. Este ano a edição é dedicada às doenças neurodegenerativas e os alunos de MBCM não ficaram indiferentes, tendo organizado esta iniciativa.
Apoios: 
Mecenato e patrocínios: Redlight Software, Owlpharma, Bayer, Bluepharma, Cambioscience, Nourish Care, Sociedade Portuguesa de Bioquímica e STAB Vida. 
Institucional: Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Para ver o vídeo clicar na foto.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Louriçal: Concerto de Quaresma

A Santa Casa da Misericórdia do Louriçal e o trio de cordas Sweet Strings promovem um concerto de Quaresma, na Capela da Misericórdia do Louriçal, na 6ª feira de 25 de março às 20h30. 
O trio de cordas Sweet Strings, composto pelos violinistas Daniel Miguéis e Dulce Félix e pela violoncelista Filomena Rodrigues, realizará a sua primeira apresentação a solo nesta Capela da Misericórdia da Vila do Louriçal, concelho de Pombal, recentemente reabilitada. Um concerto adequado à vivência da Quaresma com um repertório baseado principalmente na música sacra ou de cariz religioso. 
O projeto Sweet Strings nasceu em finais de 2015 com o propósito de responder a uma procura mais intensa por ‘ensembles’ instrumentais de cordas na zona do Médio Tejo e também a Norte dessa região. Apesar de recente, todos os seus membros são docentes e contam já com uma vasta experiência no meio musical, tendo atuado em vários palcos, não só no país como no estrangeiro, acompanhado reconhecidos músicos de diferentes géneros musicais e participado em vários projetos musicais. 
Para além da dinâmica cultural que a vila do Louriçal possui, nomeadamente na vertente musical, a escolha do local prende-se igualmente com o facto de um dos membros do grupo ser professor natural da Figueira da Foz, e lecionar no Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz e em Pombal.

terça-feira, 1 de março de 2016

Rastreios gratuitos na Zona Centro para deteção precoce do cancro no intestino

Durante todo o mês de março, a Europacolon Portugal promove rastreios gratuitos ao cancro do intestino. No Centro, esta iniciativa decorre em 22 Farmácias Holon e tem como objetivo promover a deteção precoce de uma doença que mata 11 portugueses por dia. 
O rastreio é gratuito e realiza-se através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, basta dirigir-se à farmácia Holon mais perto da zona de residência e pedir o kit de análises. 
“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”, afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon. 
“Um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa. O rastreio permite alcançar ganhos significativos para todo o sistema de saúde, podendo mesmo evitar os estados mais avançados da doença”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional. 
As Farmácias Holon defendem a prevenção do cancro colorretal e uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, encaminhado as pessoas para uma consulta médica, quando sinalizados através de análise. 
“Todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos. Estes números são alarmantes, é preciso contrariar esta tendência!”, relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo. 
Durante este mês, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, enquadrada na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo. 
(NR: Farmácias Holon na Figueira da Foz: Farmácia Central e Farmácia Soares)