quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Porto: Cores no Feminino

De 01 a 27 de dezembro estarão três exposições simultâneas na Galeria Geraldes da Silva, no Porto, com o título de “Cores no Feminino”. 
.
Esta exposição contará com obras de:
Margarida Marinho (Caminhamos no Efémero);
Humberta Coelho (Complexidades);
Fátima Carvalho (Pequenas Memórias).

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ericeira World Surfing Reserve - Livro reúne fotos do surf e de surfistas

Em Março de 2011 a organização internacional Save the Waves Coalition atribuiu à Ericeira o estatuto de Reserva Mundial de Surf, uma distinção comparável ao estatuto de Património Mundial da UNESCO para as ondas. Mas a Ericeira, a sua beleza, a sua gente e as maravilhosas ondas que para cá têm atraído surfistas de todo o mundo há muito mereciam e justificavam uma obra que documentasse todas essas características e as imortalizasse na memória da vila. 
ERICEIRA é da autoria de Miguel Ruivo que contou com o empenho de Paulo Martins para que se tornasse realidade, a colaboração de alguns amigos e companheiros de mar e o fundamental contributo de vários fotógrafos que tornou possível a inclusão de imagens de qualidade nesta obra. A maioria dos textos são da autoria do próprio Miguel Ruivo, mas a obra conta ainda com a colaboração de Paulo Martins, José Caré Junior, José Diogo Quintela e João Braga de Macedo. A qualidade das imagens e dos momentos de surf foram uma das principais preocupações do autor. A edição de fotografia ficou a cargo do reconhecido fotógrafo Carlos Pinto e no conjunto, esta obra conta com fotografias do próprio e de João Bracourt, Pedro Mestre, Mauro Motty, Daniel Moreira, Rui Oliveira, Ricardo Santos Luís, Michel Amaro, João Valente, Ricardo Bravo, Caco Oliveira, Nuno Vieira. 
Muitos dos melhores surfistas nacionais, a maior parte deles habituais frequentadores das praias da Ericeira, protagonizam os momentos de ação que, sem exceção, tiveram lugar num dos palcos de ondas desta Vila. O livro conta com várias imagens de surfistas locais, reconhecidos e anónimos, que usufruíram e continuam a usufruir das ondas da Ericeira, como tributo e recordação para todos os que têm passado pela Vila e contribuído para o desenvolvimento do surf e enraizamento da sua cultura na Ericeira. 
O livro é apresentado sábado, dia 24 de novembro, no Hotel Vila Galé Ericeira, pelas 18h00.

sábado, 17 de novembro de 2012

S. Braz de Alportel prepara 2º Salão Ibérico de Pintura 2013

No seguimento do “1º Salão Ibérico de Pintura Galeria Aberta 2012” e no âmbito do projeto “Arte para Todos” a Galeria Aberta organiza o ”2º Salão Ibérico de Pintura Galeria Aberta 2013", de 06 a 31 de julho de 2013. 
Novos movimentos artísticos misturam-se para que a arte seja abrangente a novos públicos. Nesta nova dinâmica e numa época de profundas alterações sociais estes artistas mostram as suas obras que refletem a mudança no momento atual que a Europa e o resto do mundo está a viver. A Câmara Municipal de S. Brás de Alportel, através da sua Galeria Municipal, continua a apoiar a divulgação artística de forma a proporcionar emoções cromáticas aos São-Brasenses.
A organização destas mostras e particularmente este 2º Salão Ibérico de Pintura Galeria Aberta 2013, é exemplo de que a arte está viva e capaz de mover artistas que se afirmam com o seu rigor artístico independentemente de tendências e alterações socioeconómicas. A obra de arte vence pela sua qualidade técnica, pela busca incansável do desenho, da cor e das suas dimensões, sejam elas de pequeno formato até ao mais arrojado. 
A Galeria Aberta, continuará a viajar pelo mundo da Arte, organizando intercâmbios, levando pintores fora e para dentro das fronteiras do imaginário, com a curadoria de António Dulcídio!