sexta-feira, 24 de março de 2017

DECO ajuda no preenchimento do IRS e dá ‘dicas’ de como poupar na fatura da água

As dificuldades no preenchimento da declaração de IRS em 2016 levaram cerca de 12 mil consumidores a pedir a ajuda da Deco Proteste, que assim disponibiliza novamente o seu apoio a todos os consumidores através da página (www.irssemcusto.pt). 
A partir de hoje, os consumidores têm a resposta a diversas dúvidas nesta plataforma, tais como: onde inserir as despesas com as cantinas escolares? Como declarar a venda da casa? Ou se o subsídio de desemprego entra no IRS? Disponibiliza-se também uma linha telefónica de apoio, de segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas, 808 200 148 (só telefone fixo) ou 218 418 743 (para telemóveis). 
A Deco também melhorou e atualizou o simulador, que pode ser utilizado no inicio de abril por todos os contribuintes (sejam ou não associados) permitindo-lhes preencher o IRS, passo a passo e respondendo a perguntas simples, tais como “tem filhos?” ou “vendeu uma casa em 2016?”, que tem ainda a vantagem de ajudar a escolher a opção mais vantajosa para o contribuinte, sempre que tiver de optar por dois regimes de tributação. 
No final do preenchimento, é possível simular o IRS e ficar desde logo a saber quanto tem a pagar ou a receber. Depois, é só copiar os valores e inseri-los nos impressos oficiais ou no Portal das Finanças.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor informa que com este apoio pretende contribuir e transformar a entrega de IRS com os rendimentos e despesas de 2016, entre 1 de abril e 31 de maio, numa questão fácil e simples para os consumidores e garantir que fazem a opção mais adequada e mais vantajosa. 
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Use a água de forma responsável e não deixe o seu dinheiro ir por água abaixo! De acordo com um estudo da DECO (2016) verificou-se que entre municípios vizinhos há mais de 200€ de diferença no custo de abastecimento da água. 
No dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), destinado a promover a reflexão sobre diversos temas relacionados com este bem natural, produzindo, assim, a Declaração Universal dos Direitos da Água. A premência do tema deve-se ao facto de apesar de 70% da superfície da terra ser coberta por água, apenas cerca de 0.008% do total da água do nosso planeta é potável. 
Em Portugal, por dia cada português consome em média 204 litros de água potável, sendo que uma grande parte é desperdiçada. Acontece que elevadas perdas de água na rede pública têm um impacto na eficiência das entidades gestoras e no aumento de custos, que se refletem no tarifário de abastecimento de água dos utilizadores. Contudo, o valor a pagar pela água é muito diferente de município para município, pois depende de vários fatores, nomeadamente condicionalismos naturais, e consequentemente técnicos, assim como da distribuição geográfica da população a servir. Por regra, as faturas dos serviços de águas e resíduos incluem as tarifas de cada um dos serviços e as taxas de recursos hídricos (TRH) e de gestão de resíduos (TGR) associadas aos mesmos, assim como o IVA.
Todavia, na maior parte dos municípios os tarifários desses serviços incluem uma componente ou tarifa fixa (independente dos consumos efetuados, sendo devida desde que o serviço se encontre contratualizado) e uma componente ou tarifa variável (associada ao volume de água consumida de resíduos urbanos produzidos e de águas residuais). Podem, ainda, ser faturadas tarifas relativas a outros serviços prestados pela entidade gestora, como, por exemplo, a suspensão e reinício da ligação do serviço a pedido do utilizador ou por atraso no pagamento das faturas. 
A ERSAR emitiu uma recomendação aconselhando uma uniformização das estruturas tarifárias dos serviços de águas e resíduos, cuja aplicação é de cariz voluntário, não sendo ainda seguida por todas as entidades gestoras. Assim, são inúmeras as indicações, consumos, taxas e tarifas que pesam nas faturas de água e a existência de várias entidades gestoras no setor a nível nacional não facilitam a tarefa ao consumidor. O que acontece é que a desarmonização das tarifas de água praticadas por cada empresa fornecedora leva a uma grande disparidade de preços com diferentes formas de cálculo.
Como é compreensível o preço da fatura da água a pagar é diretamente proporcional ao consumo. Neste sentido, para uma redução do consumo e desperdício de água, de modo a poupar na carteira e no ambiente, a DECO aconselha a: reduzir um a dois minutos do tempo do banho diário, três a seis litros de água serão economizados; reutilizar a água em diversas situações; instalar dispositivos de redução de caudal; manter a canalização doméstica em bom estado, de modo a evitar ruturas ou torneiras a pingar; fechar sempre bem as torneiras (uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia); fazer uma leitura regular do contador e da fatura da água para controlar os seus gastos; instalar autoclismos com dispositivo de dupla descarga; utilizar a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia, entre outros conselhos que poderá conhecer nas sessões informativas a dinamizar pela Deco durante a semana de 19 a 24 de abril.

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