domingo, 26 de abril de 2020

Despedida emocionada a Afonso Matias da Banda de Santana que faleceu a 25 de Abril!

"Até um dia Senhor Afonso Matias. 
Existem pessoas com quem temos o prazer de conviver, socializar, conversar e sobretudo, termos o privilégio da sua amizade e consideração, cujos predicados enumerados eram recíprocos. Refiro-me ao Senhor Afonso Matias, que eu o caracterizava como 'amigo do seu amigo'. 
Quis o destino que partisse no dia 25 de Abril. De facto, esta data que lhe era tão querida, aliada aos ideais em que ele também foi um lutador, estaria com certeza este dia fora do calendário para a sua família e amigos receberem essa triste notícia. 
Personalidade bem conhecida no meio figueirense e não só, mas sobretudo em Santana e arredores, pelas suas múltiplas funções que ao longo da sua vida sempre ombreou e que faziam parte do seu ADN, nomeadamente, como chefe de família, músico, autarca, dirigente associativo, agente cultural e cidadão muito polido e culto. 
A sua vida artística na sua “querida Filarmónica Santanense” daria para fazer um livro, pois nas mais de quatro décadas durante as quais entusiasticamente (e noutras Bandas) “marchou” e fez marchar, foi sempre um homem de grande valor e muito respeitado como (excelente) músico, professor da Escola de Música, director (Presidente da Direcção e outros cargos), actor de teatro e sobretudo como amante da arte sónica e incentivador para os jovens, predicados esses que também eram visíveis e reconhecidos pela comunidade em geral. 
Por questões de saúde foi “obrigado” a deixar de tocar o seu Saxofone em Outubro de 2015, porém, estava sempre presente nas actividades da “sua Filarmónica”, daí que, a família da Sociedade Musical Santanense ficou mais pobre. Para a posteridade, irão permanecer as memórias das muitas alegrias que passámos juntos “dentro das fileiras” e fora delas! 
O seu funeral realiza-se na segunda-feira dia 27 de Abril, contudo com as limitações devido ao Covid-19 não será possível prestar-lhe (toda) a homenagem que justamente merecia, no entanto, como Maestro da Banda de Santana e amigo, neste momento de dor, apresento a toda a família as minhas sentidas condolências e que Deus o guarde junto dos coros dos Querubins e Serafins. 
Santana, 25 de Abril de 2020 (Francisco M. Relva Pereira – Maestro da Banda de Santana)

Sem comentários: