quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor = Comer bem e bem comer dá saúde e evita envelhecer!

Envelhecer com autonomia, saúde, e independência é um desafio individual e coletivo. Nos dias correntes, o paradigma de envelhecimento encontra-se em alteração, afastando-se da imagem de declínio e dependência.
De acordo com Simões (2006) existem aspetos indispensáveis para envelhecer ativamente, nomeadamente a presença de bem- estar, baixo risco de doenças e o elevado funcionamento físico e psicológico.
Um estudo realizado e publicado pela revista Teste Saúde em 2009 revelou que as escolhas de 76% dos portugueses inquiridos, entre os 65 e 79 anos, não eram as melhores (excesso de café, presença de bebidas alcoólicas, preferência da carne, excesso de consumo de açúcar, além de diminuírem o número de refeições e de não tomarem o pequeno-almoço).
A alimentação é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, contudo é um processo complexo. Assim, tendo como base a Associação Portuguesa dos Nutricionistas elencamos algumas recomendações úteis que deve ter em consideração:
·         Realização de pelo menos 5 refeições diárias a horas certas (pequeno-almoço, merenda da manhã, almoço, merenda da tarde, jantar), mas não comer em demasia;
·         Não realizar jejuns noturnos superiores a 8-9h, nem omitir refeições;
·          Ingerir os alimentos calmamente, mastigando bem os alimentos.
·         Se apresentar dificuldades de mastigação poderá cortar, moer ou triturar os alimentos em pequenos pedaços e usar uma colher para se alimentar. Além disso poderá escolher produtos mais macios, como ovos, lacticínios ou papas. Poderá, ainda, cozer o peixe, os vegetais e a carne até ficarem bem tenros
·         Ingerir pelo menos 6 a 8 copos de água por dia (cerca de 2 litros) mesmo que não sinta sede, essencialmente em dias de elevadas temperaturas. Não substituir a água pelas bebidas alcoólicas e refrigerantes. Poderá substituir a água por chá se não adicionar açúcar.
·         Acompanhar refeições com infusões digestivas (tília, funcho, macela, limonete);
·         Ingerir pelo menos 5 porções de fruta e vegetais, mesmo que tenha que optar pelos congelados. Uma boa escolha serão os hortofrutícolas da própria estação, pois estão no máximo da sua riqueza em vitaminas e minerais.
·         Selecionar o peixe, carnes brancas e magras, em vez de escolher carnes gordas e vermelhas. Retirar a gordura visível presente na carne.
·          Evitar consumir alimentos fritos e assados com muita gordura, fumados, enchidos e enlatados.
·         Aumentar a ingestão de cereais e derivados integrais ("escuros") e incluir uma porção de leguminosas por dia na sua alimentação.
·         Aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de lacticínios magros.
·         Diminuir o consumo de queijos com mais de 30% de gordura, de açúcar e sal;
·         Evitar deitar-se imediatamente após as refeições.
Tendo conhecimento destes problemas, a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor considera urgente reforçar a informação e a formação dos consumidores seniores. Assim, durante o mês passado de Outubro e o presente mês de Novembro, encontra-se a desenvolver a Campanha “Sénior +Ativo: consumidor informado/ consumidor protegido ”, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, com vista a tornar os nossos seniores em consumidores informados, conscientes para que possam fazer escolhas de consumo confiantes e esclarecidas.
Se estiver interessado em participar poderá contactar a Delegação Regional de Coimbra, que lhe dará todas as informações necessárias.

Melanie Magalhães
DECO Coimbra
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.

Sem comentários: