quarta-feira, 21 de março de 2018

Rei Lear no Tribunal da Relação e da Comarca de Coimbra

Os Tribunais da Relação e da Comarca de Coimbra e o ‘Fatias de Cá’ apresentam Lear, de William Shakespeare, no Palácio da Justiça, no âmbito das Comemorações dos Cem Anos do Tribunal da Relação de Coimbra. 
A peça, com encenação de Carlos Carvalheiro, será apresentada nos sábados de 24 de março, de 7 e 21 de abril, 5 e 26 de maio, e 16 de junho, sempre com início às 16h16. 
Acesso: 22€22, incluindo lanche. Reservas pelo mail ou Facebook do Fatias de Cá ou telefone 960 303 991. 
…………………………… 
Sobre a peça: O rei Lear, aos 80 anos, decide dividir o reino entre as três filhas - Goneril, Regan e Cordélia - para se libertar das responsabilidades, mas conservando o seu título de rei para permanecer com os privilégios. Cordélia contraria o pai e Lear renega a filha. É, depois, ele próprio renegado pelas outras duas filhas e confrontado com um mundo dominado pela egoísta natureza humana. A partir de Shakespeare e de Kurosawa. 
……………………………. 
Sobre a companhia: O ‘Fatias de Cá’ é um grupo de teatro profissional e amador criado em 1979, cujo lema é "Não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho". Enquanto Companhia de Teatro enquadra cerca de 150 membros nivelados (entre profissionais e amadores) que desenvolvem ou uma atividade permanente, regular ou pontual. O grupo celebrizou-se por atuar em cenários como o Convento de Cristo, o Castelo de Almourol, o Mosteiro de Santa Clara a Velha, entre outros. A designação ‘Fatias de Cá’ inspira-se no nome de um doce conventual (Fatias de Tomar) cuja receita pode ser considerada uma metáfora do ato teatral: batem-se as gemas dos ovos demoradamente até obterem um aspeto cremoso e uniforme e vão a cozer em banho-maria numa panela especial até ficarem com a consistência do pão. Fatia-se e frita-se em calda de açúcar.

Sem comentários: