sexta-feira, 13 de abril de 2018

DECO: Jumbo recupera liderança dos preços baixos

Segundo o último estudo da Deco Proteste, o Jumbo recupera o título de cadeia mais barata. Para uma família que gasta €150 por mês em grandes superfícies comerciais, a poupança pode chegar a 250 euros por ano. 
Segundo o estudo, o Continente e o Continente Modelo, anteriores líderes, seguem logo atrás, com uma média de preços 2% mais cara do que no Jumbo, para o mesmo cabaz de produtos. Já o Pingo Doce conseguiu subir um lugar na tabela e o custo médio do cabaz neste supermercado é agora 7% mais caro do que no supermercado líder. Para comprar o mesmo cabaz de produtos nas lojas Lidl e Minipreço, gasta-se mais 14% do que no Jumbo. 
O cabaz analisado tem por base produtos das marcas mais vendidas em Portugal, entre frescos, congelados, mercearia, e produtos de higiene pessoal e do lar. Mais de um terço do cabaz, 38% para sermos mais específicos, é composto por produtos das marcas próprias de gama média de cada uma das lojas e os restantes 62% são preenchidos com marcas de fabricante. No total, foram recolhidos 110 290 preços para um cabaz selecionado de 141 produtos, em 70 concelhos. 
Mas atenção, se o Jumbo é a cadeia de supermercados mais barata ao nível nacional, tal não significa necessariamente que seja o mais barato da sua região. Para o descobrir o melhor será personalizar o seu próprio cabaz no simulador disponível no site da DECO onde pode selecionar o distrito e o concelho onde quer efetivamente saber qual a cadeia mais barata. 
No que toca às compras online, também o Jumbo se destaca como o mais barato mundo virtual, liderando desde 2016. O Continente ocupa agora o segundo lugar com a plataforma Continente Online a praticar preços 2% mais caros que o Jumbo, para o mesmo cabaz de produtos selecionados. O terceiro lugar é arrebatado pelo site do Intermarché, que nunca tinha estado tão próximo do líder da tabela. Para a totalidade do cabaz considerado, os preços praticados são, em média, 4% mais caros que os do Jumbo.

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