quinta-feira, 27 de setembro de 2018

DECO - Dependência de videojogos será um vício?

É oficial! A dependência de videojogos está classificada como uma adição na nova edição do manual de classificação de doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS). 
Segundo a OMS, os videojogos inserem-se na categoria de patologia aditiva sem substância, sendo estas capazes de gerar dependentes que não precisam de uma droga para o serem, pois envolvem os mesmo circuitos e regiões cerebrais responsáveis pelos comportamentos aditivos com substância. 
Por si só, o jogo é uma atividade sem riscos para a saúde, se efetivamente for praticado de forma responsável, com moderação. Mas a facilidade de acesso aos videojogos 24 horas por dia, pode favorecer a dependência. A OMS considera que o quadro de dependência se verifica quando há pouco controlo sobre o jogo, nomeadamente sobre quando começa, com que frequência, intensidade e duração, ou ainda quando o jogo prevalece relativamente a outros interesses. 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde para o distúrbio ser diagnosticado, estes comportamentos devem ser consistentes, pelo menos, durante um ano e terem gravidade suficiente para ter impacto na vida pessoal, familiar, social, nos estudos, no trabalho ou noutras áreas importantes da vida pessoal. 
Existem algumas formas de prevenir estes comportamentos que passam, na sua generalidade por ensinar os seus filhos a ter uma relação saudável com as tecnologias. Conheça alguns: 
-Não exagere nos limites de tempo passados em frente ao ecrã; -Explique que os tablets e computadores não são brinquedos e devem ser usados com alguns cuidados; explique-lhes também quais os benefícios e os riscos associados aos mesmos; -Explique aos seus filhos a importância da privacidade e da proteção da informação pessoal; -Estabeleça um tempo limite para estes terem acesso aos tablets e computadores; -Evite que tenham acesso a tecnologia trinta minutos antes de irem dormir; -Tenha atenção aos sites que os seus filhos veem, ensine o bom comportamento online e incentive as relações de amizade fora da realidade virtual. 
Mais sobre este tema em (www.deco.proteste.pt).

Sem comentários: