sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Maestro e compositor Relva Pereira lança livro sobre a Rainha Santa em Ançã a sua terra natal

Francisco Manuel Relva Pereira, conhecido pelo seu percurso enquanto maestro e compositor, revela igualmente uma sólida inclinação para a investigação histórica. Natural de Ançã, o autor prepara-se para apresentar uma nova obra, dedicada à Padroeira de Coimbra, na qual aborda de forma contextualizada os aspetos históricos e culturais associados à sua devoção.

Com o presente Compêndio Histórico intitulado Coimbra Isabelina – Memórias da Rainha Santa Isabel, é proporcionada uma compreensão profunda e documentada das datas mais relevantes associadas à vida, culto e memória da Rainha Santa Isabel (RSI). A obra expõe, com rigor e pormenor, todas as informações de que existe registo confiável até ao presente, incluindo os diversos episódios de abertura do seu túmulo e ataúde ocorridos entre os séculos XVII e XX.

O estudo oferece uma ampla e criteriosa compilação de dados históricos, iniciando-se nas motivações subjacentes à edificação do atual Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, cuja primeira pedra foi lançada a 3 de julho de 1649 por ordem de D. João IV com a finalidade de substituir o antigo Mosteiro afetado por sucessivas inundações do rio Mondego.
Continua com a narrativa detalhada dos episódios relacionados com o túmulo jacente da Rainha Santa Isabel, esculpido em Pedra de Ançã e objeto de múltiplas aberturas documentadas ao longo dos séculos, bem como outros elementos de culto e memória, como relicários e práticas devocionais associadas à sua figura.

Ao folhear esta obra, o leitor terá a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre estes acontecimentos e sobre a construção historiográfica em torno de uma das figuras mais emblemáticas da espiritualidade e história de Portugal, beneficiando de uma explanação que combina rigor documental com atenção e apreciação das fontes.

A apresentação do livro, com prefacio da professora doutora Carlota Miranda Urbano, irá decorrer este domingo dia 11 de janeiro, pelas 18 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Ançã António Parreiral.

Sem comentários: