Consumo e publicidade são o suporte da sociedade consumista em que
vivemos, influenciando todos os cidadãos.
A
publicidade tornou-se num dos maiores fenómenos a nível mundial, afetando todos
os consumidores independentemente da idade. Através das suas técnicas sedutoras
e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade
influencia as escolhas dos consumidores. Seguindo este pensamento a publicidade
e o consumidor encontram-se relacionados, sendo a sua relação um ciclo vicioso
baseado no facto de o consumidor poder ser um alvo vulnerável.
Tendo
como objetivo a compra de bens e serviços, as estratégias utilizadas pelos
especialistas são adaptadas ao público a que se destinam.
As
crianças e os jovens são o público mais fácil de persuadir. Contudo, o
consumidor adulto pode ajudar os jovens a interpretar de um modo mais eficaz os
anúncios publicitários, através da mediação, conceito que engloba diversas
técnicas e que permitem aos adultos auxiliar os jovens na sua interação com os
diversos meios de comunicação.
Este é
o conselho da DECO para que se explique aos jovens os mecanismos publicitário,
referindo também os aspetos positivos da publicidade, pois dá-nos a conhecer
novos produtos que nos podem dar mais opções de escolha, mas que essas escolhas
deverão ser informadas e conscientes.
Deixamos
algumas dicas para que todos estejam mais alertados:
·
perceber se o anúncio tem visível qual o produto
publicitado, para que serve e a quem se destina;
·
adaptar os comportamentos de consumo à carteira
de cada um;
·
ter em atenção todas as informações sobre o
produto/serviço, mesmo as “letrinhas mais pequeninas”;
·
ter atenção que alguns dos produtos/serviços
mais publicitados não são os mais adequados para a nossa saúde, ambiente e
bem-estar geral;
·
perceber que a publicidade cria necessidades que
na realidade podem não existir!
·
perceber que não existem produtos milagrosos;
·
comprar e utilizar porque realmente precisam e
não porque o seu ídolo ou desenho animado preferido é a personagem do anúncio.
Promover a
reflexão sobre a publicidade e o consumo, tal como promover nos jovens
comportamentos mais críticos, reflexivos e conscientes enquanto consumidores
são os objetivos que a DECO Centro pretende atingir no Seminário “Pelos Trilhos
da Publicidade…ao Encontro do Consumidor”, a realizar no dia 30 de maio, pelas
9h30, no IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, destinado a
professores e alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e profissional.
Melanie Magalhães, Gabinete de Projetos
e Inovação
DECO Centro
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o
Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem
recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio
ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.
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A publicidade alimentar influencia as crianças?
A publicidade promove alimentos com pouco
interesse nutricional. Uma criança será influenciada por este fenómeno?
A publicidade
tornou-se num dos maiores fenómenos a nível mundial, afetando todos os consumidores
independentemente da idade. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas,
bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade influencia as
escolhas de todos consumidores, nomeadamente as crianças, que normalmente são
consumidores mais vulneráveis e indefesos.
Grande parte dos
anúncios publicitários promove produtos alimentares pouco interessantes do
ponto vista nutricional, nomeadamente bolos, bolachas, cereais de chocolate, aperitivos
salgados, bebidas e fast food.
Por norma, até
aos 6- 8 anos as crianças ainda não desenvolveram capacidades cognitivas e
psicológicas que lhe permitam compreender a publicidade enquanto comunicação
comercial que tem como objetivo a venda dos produtos e serviços. As crianças
são muito atraídas por alimentos de marca, que vendem a imagem de super-heróis
e artistas, ou oferecem brindes, jogos e tatuagens. Como resultado, este
público gostam de bastante de anúncios publicitários que as levam a colecionar
os brindes. Contudo, regra geral estes alimentos são compostos por níveis
elevados de gordura, sal, açúcar, o que contrasta como uma alimentação saudável
e equilibrada.
Os adultos são
os responsáveis pela alimentação das crianças, mas algumas estratégias de publicidade
alimentar conseguem se sobrepor aos esforços da comunidade escolar, das
famílias e/ou responsáveis pela criança. É muito difícil combater a pressão
comercial, contudo o consumidor adulto pode auxiliar as crianças a interpretar
de um modo mais eficaz os anúncios publicitários, através da mediação. Assim,
poderão ser explicados os mecanismos publicitários, referindo não só aspetos
negativos mas também aspetos positivos, que nos permitem conhecer novos
produtos que nos podem dar mais opções de escolha, desde que essas escolhas
sejam informadas e conscientes.
É necessário
estarmos atentos, pois a publicidade está a contribuir para o problema da
obesidade, que afeta muitíssimas crianças em todo o mundo.
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