sexta-feira, 26 de maio de 2017

DECO: A Publicidade influencia o consumidor atento? A publicidade alimentar influencia as crianças?

A Publicidade influencia o consumidor atento?
Consumo e publicidade são o suporte da sociedade consumista em que vivemos, influenciando todos os cidadãos.
A publicidade tornou-se num dos maiores fenómenos a nível mundial, afetando todos os consumidores independentemente da idade. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade influencia as escolhas dos consumidores. Seguindo este pensamento a publicidade e o consumidor encontram-se relacionados, sendo a sua relação um ciclo vicioso baseado no facto de o consumidor poder ser um alvo vulnerável.
Tendo como objetivo a compra de bens e serviços, as estratégias utilizadas pelos especialistas são adaptadas ao público a que se destinam.
As crianças e os jovens são o público mais fácil de persuadir. Contudo, o consumidor adulto pode ajudar os jovens a interpretar de um modo mais eficaz os anúncios publicitários, através da mediação, conceito que engloba diversas técnicas e que permitem aos adultos auxiliar os jovens na sua interação com os diversos meios de comunicação.
Este é o conselho da DECO para que se explique aos jovens os mecanismos publicitário, referindo também os aspetos positivos da publicidade, pois dá-nos a conhecer novos produtos que nos podem dar mais opções de escolha, mas que essas escolhas deverão ser informadas e conscientes.
Deixamos algumas dicas para que todos estejam mais alertados:
·         perceber se o anúncio tem visível qual o produto publicitado, para que serve e a quem se destina;
·         adaptar os comportamentos de consumo à carteira de cada um;
·         ter em atenção todas as informações sobre o produto/serviço, mesmo as “letrinhas mais pequeninas”;
·         ter atenção que alguns dos produtos/serviços mais publicitados não são os mais adequados para a nossa saúde, ambiente e bem-estar geral;
·         perceber que a publicidade cria necessidades que na realidade podem não existir!
·         perceber que não existem produtos milagrosos;
·         comprar e utilizar porque realmente precisam e não porque o seu ídolo ou desenho animado preferido é a personagem do anúncio.
Promover a reflexão sobre a publicidade e o consumo, tal como promover nos jovens comportamentos mais críticos, reflexivos e conscientes enquanto consumidores são os objetivos que a DECO Centro pretende atingir no Seminário “Pelos Trilhos da Publicidade…ao Encontro do Consumidor”, a realizar no dia 30 de maio, pelas 9h30, no IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, destinado a professores e alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário e profissional. 
Melanie Magalhães, Gabinete de Projetos e Inovação
DECO Centro
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.
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A publicidade alimentar influencia as crianças?
A publicidade promove alimentos com pouco interesse nutricional. Uma criança será influenciada por este fenómeno?
A publicidade tornou-se num dos maiores fenómenos a nível mundial, afetando todos os consumidores independentemente da idade. Através das suas técnicas sedutoras e persuasivas, bem como do uso de diversos meios de comunicação, a publicidade influencia as escolhas de todos consumidores, nomeadamente as crianças, que normalmente são consumidores mais vulneráveis e indefesos.
Grande parte dos anúncios publicitários promove produtos alimentares pouco interessantes do ponto vista nutricional, nomeadamente bolos, bolachas, cereais de chocolate, aperitivos salgados, bebidas e fast food.
Por norma, até aos 6- 8 anos as crianças ainda não desenvolveram capacidades cognitivas e psicológicas que lhe permitam compreender a publicidade enquanto comunicação comercial que tem como objetivo a venda dos produtos e serviços. As crianças são muito atraídas por alimentos de marca, que vendem a imagem de super-heróis e artistas, ou oferecem brindes, jogos e tatuagens. Como resultado, este público gostam de bastante de anúncios publicitários que as levam a colecionar os brindes. Contudo, regra geral estes alimentos são compostos por níveis elevados de gordura, sal, açúcar, o que contrasta como uma alimentação saudável e equilibrada.
Os adultos são os responsáveis pela alimentação das crianças, mas algumas estratégias de publicidade alimentar conseguem se sobrepor aos esforços da comunidade escolar, das famílias e/ou responsáveis pela criança. É muito difícil combater a pressão comercial, contudo o consumidor adulto pode auxiliar as crianças a interpretar de um modo mais eficaz os anúncios publicitários, através da mediação. Assim, poderão ser explicados os mecanismos publicitários, referindo não só aspetos negativos mas também aspetos positivos, que nos permitem conhecer novos produtos que nos podem dar mais opções de escolha, desde que essas escolhas sejam informadas e conscientes.
É necessário estarmos atentos, pois a publicidade está a contribuir para o problema da obesidade, que afeta muitíssimas crianças em todo o mundo.

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