sexta-feira, 20 de março de 2020

DECO - Contacteless: seguro ou inseguro?

A tecnologia contactless permite que, ao aproximar uns centímetros um cartão de débito ou de crédito de um terminal de pagamento adaptado, o consumidor possa efetuar uma transação, sendo o código pessoal desnecessário.
Muitos consumidores podem ter já um cartão destes, mesmo sem o saber. Para verificar se o seu cartão tem esta funcionalidade basta verificar se no lado direito está impresso uma imagem com várias ondas em sequência, semelhante a um sinal de radar.
O regulador do setor, o Banco de Portugal, indica que os bancos devem informar os clientes das condições de utilização dos cartões contactless, nomeadamente no que diz respeito aos limites dos pagamentos sem utilização do PIN. Se o seu banco só disponibilizar cartões com esta funcionalidade, poderá junto do mesmo, solicitar a sua desativação caso assim o pretenda.
As transações sem PIN – contactless- têm o limite de 20 euros, sendo, por regra, o valor máximo de transações diárias sem PIN 60 euros. Ultrapassado este limite, o cliente só pode voltar a efetuar pagamentos contactless depois de realizar uma operação num terminal de pagamento ou numa caixa automática com o código PIN.
Com um cartão contactless conseguirá fazer pagamentos superiores a 20 euros, mas terá sempre de introduzir o PIN. Se preferir, pode usá-lo como um cartão normal, introduzindo-o no terminal de pagamento e digitando o código.
Relativamente aos riscos deste tipo de cartões, algumas apps de telemóvel permitem ler os dados do cartão contactless, exibindo o nome do portador, o número e os movimentos efetuados no dia.
Se estiver num transporte público cheio, não é impossível que alguém com um telemóvel que tenha esta app instalada lhe consiga, caso esteja muito próximo, sacar os dados do cartão. Recomenda-se prudência, como por exemplo alguma distância, embora seja necessária uma grande proximidade do telemóvel ao cartão, e talvez transportar o cartão numa carteira de alumínio, para melhor o isolar.
Para saber mais consulte (www.deco.proteste.pt).
----------------------------------------------------------------------------------
DECO CENTRO
Informamos todos os consumidores que em linha com as orientações da Direção Geral de Saúde e de acordo com o Plano de Contingência para o COVID-19, o atendimento presencial na delegação Centro está suspenso, por tempo indeterminado. Estamos disponíveis para atendimento aos consumidores através de email (deco.centro@deco.pt) e de contacto telefónico (239 841 004).

Sem comentários: