quinta-feira, 26 de março de 2020

Cibersegurança - Duplique os cuidados em tempo de quarentena!

Recebeu algum email a solicitar donativos para auxiliar o combate ao novo coronavírus? Esteja alerta, pode ser para enganar! A DECO recomenda a adoção de boas práticas e alerta para os cuidados a ter no ciberespaço. 
A atual pandemia associada à propagação do novo coronavírus mostra-se ser terreno fértil para a proliferação de campanhas de phishing veiculadas por mensagens de correio eletrónico, SMS ou através das redes sociais. 
Nas mensagens é solicitado que os consumidores acedam a uma página através de um link que é disponibilizado. 
O link direciona o consumidor para uma página onde são solicitados dados pessoais, tais como nome, morada, idade, contacto telefónico, número de conta bancária ou número do cartão de crédito. 
O objetivo deste esquema é obter informação pessoal e confidencial para uso ilícito. 
Dá-se o nome de "phishing" a utilização indevida de logos e nomes de instituições credíveis para obter dados pessoais de consumidores, com intenções ilícitas. 
A cibersegurança depende, acima de tudo, de um comportamento cauteloso no uso da tecnologia.
Pode-se adotar boas práticas nos dispositivos pessoais, tais como: Manter o software atualizado, em especial o sistema operativo e o navegador Browser; manter o antivírus atualizado; fazer backups da informação; usar pin nos smartphones. 
Como evitar o phishing: Não responder a mensagens ou emails que considere duvidosos; verificar o endereço (URL) do site ou email; não aceder a links enviados; não enviar, por email, qualquer informação pessoal; se receber alguma mensagem de texto ou algum email com o teor descrito recomenda-se que não aceda a páginas através do link cedido antes de confirmar diretamente, com as entidades que supostamente lhe enviaram o mesmo, a veracidade do seu conteúdo. 
---------------------------------------------------------
DECO CENTRO Informamos todos os consumidores que em linha com as orientações da Direção Geral de Saúde e de acordo com o Plano de Contingência para o COVID-19, o atendimento presencial na delegação Centro está suspenso, por tempo indeterminado. Estamos disponíveis para atendimento aos consumidores através de email (deco.centro@deco.pt) e de contacto telefónico (239 841 004).

Sem comentários: