terça-feira, 8 de setembro de 2020

Sociedade Musical Santanense com comemorações de aniversário simplificadas e Encontro de Bandas adiado!

Tiveram início a 1 de setembro as comemorações do 126º aniversário da Sociedade Musical Santanense, este ano com uma cerimónia simplificada onde apenas marcaram presença alguns directores e músicos que, apesar de alguma melancolia, mantiveram as ancestrais tradições.

No domingo dia 6 do corrente decorreu a festa maior que teve contornos completamente diferentes dos anos transatos. Apenas e só da parte da tarde a “bandinha” percorreu algumas ruas que confluem até à sede onde se ouviu o hino da santanense e onde se assistiu à inauguração do seu renovado recinto interno pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz dr. Carlos Monteiro.

Depois da celebração da missa houve ainda a oportunidade para rumar ao cemitério e homenagear os que já partiram e possuíam ligações à sua 'querida' Banda de Música e cujas cerimónias religiosas foram presididas pelo padre Nuno Fileno.

Se a sessão solene foi célere, a entrega de distintivos aos diversos músicos que perfazem os respectivos anos de permanência e ostentam esse agraciamento foi rápida. Foram 8 os músicos agraciados que fizeram um, dez, quinze e vinte anos ao serviço da Santanense. O mini-concerto no recinto inaugurado serviu de alento a todos os que assistiram com a esperança em dias melhores tendo-se entoado os “parabéns” à aniversariante.

Por sua vez o 32º Encontro de Bandas que se iria realizar no próximo domingo dia 13 de setembro foi adiado para o próximo ano. Neste dia a “bandinha” irá percorrer alguns locais de Santana para lembrar o dia e dar alguma alegria à população.

O maestro da Banda de Santana, Francisco M. Relva Pereira, aproveita o ensejo neste texto enviado para agradecer a todos os que contribuem para manter viva a 'Casa da Música', à Câmara Municipal da Figueira da Foz e à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, bem como a todos os diretores, músicos e seus familiares.

Sem comentários: