Aproxima-se a época de Natal e multiplicam-se as promoções e reduções de preço por parte das marcas. Mas será que as promoções campanhas representam oportunidades únicas de compra?
O que saber antes de decidir comprar?O 'preço mais baixo anteriormente praticado' é o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora de eventuais períodos de saldo ou de promoção, nos 90 dias anteriores ao dia em que é posto à venda em saldo ou em promoção. Já a 'percentagem de redução' é relativa ao preço mais baixo anteriormente praticado ou, tratando-se de um produto não comercializado previamente naquele estabelecimento respeita ao preço a praticar após o período de redução.
Na venda com redução de preço deve ser indicada de modo inequívoco, a modalidade de venda, o tipo de produtos, a respetiva percentagem de redução, bem como a data de início e o período de duração.
Acautele-se, informe-se e evite ‘comprar gato por lebre’.
Promoções, como seja “pague 2 e leve 3”, pode ser uma falsa ação de poupar, desde logo porque pode nem estar a precisar dos produtos, e comprá-los por impulso de estar em promoção. Antes de comprar estes artigos, verifique também a data de validade e pense bem se realmente precisa.
Leia primeira e atentamente os folhetos promocionais. Embora os descontos possam ser uma oportunidade para poupar dinheiro com as reduções de preço, há que ser crítico na escolha. Verifique se o preço compensa – por vezes preços de marca branca ou sem estar em promoção são opções ainda mais baratas, se precisa efetivamente do produto, analise as dimensões das embalagens e não se esqueça de confirmar se o valor registado na caixa corresponde ao anunciado.
Se preferir comprar à distância, via internet, esteja preparado para enfrentar centenas de anúncios de ofertas 'imperdíveis'. Desde a oferta de portes e outras despesas à compra de um artigo com 70% de desconto tudo parece ser uma oportunidade única. Porém, muitas lojas online impõem um limite mínimo de compras para oferecer os portes de envio, levando o consumidor a gastar mais do que planeado na sua compra inicial para não ter de suportar os custos de entrega.
É o caso paradigmático do barato sai caro, por exemplo: o limite mínimo para poder usufruir dos portes de envio gratuitos é de 30 euros e o a sua compras é de 20 euros. Se o custo de envio for 5 euros não poupara nada em gastar mais €10 noutro produto, que, talvez, nem seja imprescindível.
O que devo ainda saber sobre descontos, promoções e reduções de preço?
Os problemas mais comuns neste tipo de compra relacionam-se com as trocas de bens, sobretudo se aproveitou a campanha de saldos ou redução de preço para comprar presentes. O consumidor deve saber que o comerciante não é obrigado a trocar os artigos vendidos, a maioria efetua a troca por cortesia. Nada como dialogar com o comerciante e informar-se sobre a sua política de trocas ou devoluções.
E se as compras não correrem bem?
Reclame! Faça valer os seus direitos. Deve sempre reclamar por escrito e para tal pode usar o livro de reclamações do estabelecimento comercial. Tem ainda a possibilidade de recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – ASAE e conte sempre com a DECO.
(Ilustração nossa)
DECO CENTRO
Telefone 239841004, endereço eletrónico (deco.centro@deco.pt). Redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no site da DECO.
Sem comentários:
Enviar um comentário