Promoções e saldos: Os conselhos da DECO para esta época natalícia de compras
Aproxima-se a época de Natal e
multiplicam-se as promoções e reduções de preço por parte das
marcas. Mas será que as promoções campanhas representam
oportunidades únicas de compra?
O que saber antes de decidir
comprar?O 'preço mais baixo anteriormente
praticado' é o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora
de eventuais períodos de saldo ou de promoção, nos 90 dias
anteriores ao dia em que é posto à venda em saldo ou em promoção.
Já a 'percentagem de redução' é relativa ao preço mais baixo
anteriormente praticado ou, tratando-se de um produto não
comercializado previamente naquele estabelecimento respeita ao preço
a praticar após o período de redução.
Na venda com redução de preço
deve ser indicada de modo inequívoco, a modalidade de venda, o tipo
de produtos, a respetiva percentagem de redução, bem como a data de
início e o período de duração.
Acautele-se, informe-se e evite
‘comprar gato por lebre’.
Promoções, como seja “pague 2
e leve 3”, pode ser uma falsa ação de poupar, desde logo porque
pode nem estar a precisar dos produtos, e comprá-los por impulso de
estar em promoção. Antes de comprar estes artigos, verifique também
a data de validade e pense bem se realmente precisa.
Leia primeira e atentamente os
folhetos promocionais. Embora os descontos possam ser uma
oportunidade para poupar dinheiro com as reduções de preço, há
que ser crítico na escolha. Verifique se o preço compensa – por
vezes preços de marca branca ou sem estar em promoção são opções
ainda mais baratas, se precisa efetivamente do produto, analise as
dimensões das embalagens e não se esqueça de confirmar se o valor
registado na caixa corresponde ao anunciado.
Se preferir comprar à distância,
via internet, esteja preparado para enfrentar centenas de anúncios
de ofertas 'imperdíveis'. Desde a oferta de portes e outras despesas
à compra de um artigo com 70% de desconto tudo parece ser uma
oportunidade única. Porém, muitas lojas online impõem um limite
mínimo de compras para oferecer os portes de envio, levando o
consumidor a gastar mais do que planeado na sua compra inicial para
não ter de suportar os custos de entrega.
É o caso paradigmático do barato
sai caro, por exemplo: o limite mínimo para poder usufruir dos
portes de envio gratuitos é de 30 euros e o a sua compras é de 20
euros. Se o custo de envio for 5 euros não poupara nada em gastar
mais €10 noutro produto, que, talvez, nem seja imprescindível.
O que devo ainda saber sobre
descontos, promoções e reduções de preço?
Os problemas mais comuns neste
tipo de compra relacionam-se com as trocas de bens, sobretudo se
aproveitou a campanha de saldos ou redução de preço para comprar
presentes. O consumidor deve saber que o comerciante não é obrigado
a trocar os artigos vendidos, a maioria efetua a troca por cortesia.
Nada como dialogar com o comerciante e informar-se sobre a sua
política de trocas ou devoluções.
E se as compras não correrem bem?
Reclame! Faça valer os seus
direitos. Deve sempre reclamar por escrito e para tal pode usar o
livro de reclamações do estabelecimento comercial. Tem ainda a
possibilidade de recorrer à Autoridade de Segurança Alimentar e
Económica – ASAE e conte sempre com a DECO.
(Ilustração nossa)
DECO CENTRO
Telefone
239841004, endereço eletrónico (deco.centro@deco.pt).
Redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no
site da DECO.
Sem comentários:
Enviar um comentário