segunda-feira, 12 de abril de 2010

Galerias Sacramento = O Pó da Estrada - Branislav Mihajlovic

Quem não se recorda ainda daquela magnífica “ Última Ceia “ exposta na entrada da Galeria Sacramento em Aveiro, antiga “Grade”, integrada na exposição dedicada às diversas ceias de Jesus Cristo?
Foi em 1997 e tratava-se, na altura, da primeira de uma grande série de “Ceias” que Branislav Mihajlovic viria a produzir e a desenvolver durante vários anos.
“Ceias” onde uma mescla misteriosa de diversos elementos religiosos, quer de carácter cristão quer de carácter ortodoxo, compostos com nomes de apóstolos ou santos, obrigam o espectador a uma contínua e renovada descoberta dos elementos que compõem a obra.
Foi sem dúvida uma das melhores séries que este multifacetado artista produziu, porque a sua vasta obra é composta de diversas e várias séries.
Natural de Belgrado, Sérvia, Branislav Mihajlovic nasceu em 1961, formou-se em 1986 na Escola Superior de Belas Artes de Belgrado onde, em 1989, obteve o Mestrado. Duas centenas de apresentações em mostras colectivas e oitenta individuais na Sérvia, Itália, Holanda, Polónia, Alemanha, Espanha e Portugal se registam no seu vasto currículo. Prémios e representações públicas importantes bem como a edição de um livro abordando a sua obra dão bem a escala deste notável Pintor.
Esta exposição, organizada pelas Galerias Sacramento, poderá ser visitada das 13h00 às 19h00 horas de terça-feira a Domingo, até 11 de Maio de 2010, na Galeria L M em Sintra.

Sem comentários: