terça-feira, 2 de julho de 2019

DECO - Vai viajar pela Europa? Leve os seus direitos na bagagem!

Chegada a época de férias conheça os direitos que lhe assistem se pretende viajar dentro do espaço europeu e não deixe de tomar nota de algumas sugestões que lhe permitem evitar gastos desnecessários. 
• Evite pagar taxas por excesso de bagagem verificando se o seu bilhete inclui bagagem de porão e cabine na viagem de ida e regresso. Verifique se as malas têm as dimensões e peso permitidos (as regras variam de companhia para companhia). 
• Assegure-se de que leva consigo todos os documentos necessários e o documento de identificação válido. Imprima o cartão de embarque caso adquira a sua passagem na Internet. 
• Peça o cartão europeu de seguro de doença, que lhe dará acesso ao sistema público de saúde em qualquer país da UE, em caso de doença ou acidente. 
• Em caso de cancelamento ou atraso considerável poderá escolher entre um voo alternativo ou o reembolso do preço da viagem podendo, ainda, ter direito à atribuição de uma indemnização. Tem direito a assistência por parte da companhia aérea, que lhe deve fornecer alimentação e bebidas, assim como alojamento, no caso de ser necessário esperar pelo dia seguinte. 
• Se a sua bagagem for perdida ou danificada durante a viagem, poderá obter uma compensação. Não se esqueça de preencher a documentação necessária antes de deixar o aeroporto. 
• Lembre-se de que, ao fazer compras num país da U.E., os seus direitos estão assegurados pela legislação europeia. Se comprar um bem com defeito, tem um período de 2 anos de garantia para reclamar junto do vendedor. 
• Ao fazer e receber chamadas no seu telemóvel, esteja atento às tarifas de roaming. 
Desde 15 de junho de 2017, os operadores deixaram de poder cobrar as taxas de roaming ou taxas de itinerância quando o consumidor viaja para um Estado Membro da União Europeia, a Islândia, a Noruega ou o Liechtenstein. 
Em caso de dúvida poderá solicitar informação junto do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO... e tenha umas férias tranquilas.

Sem comentários: