sexta-feira, 13 de setembro de 2019

DECO - Novas regras nos saldos e promoções a partir de outubro

Muitos consumidores aproveitam a época de saldos para adquirir o último modelo de telemóvel ou renovar o guarda-roupa a preços convidativos. Contudo, nem sempre as reduções são transparentes podendo o consumidor poupar menos do que esperava.
A partir de outubro, os consumidores portugueses poderão contar com novas regras referentes às reduções praticadas nos saldos e nas promoções! Passa a ser mais fácil perceber quanto está realmente a poupar!
A alteração promove uma maior transparência na afixação de preços com reduções passando a esclarecer o que se entende por “preço mais baixo anteriormente praticado” e de “percentagem de redução.”
Esta alteração permite que o consumidor tenha acesso a uma informação mais precisa que lhe permite comparar os preços, avaliar o desconto praticado, o montante da sua poupança e o custo-benefício da decisão de compra.
Qual a diferença entre Promoções e Saldos?
As promoções são praticadas tendo em vista o aumento do volume de vendas, o lançamento de um produto, ou antecipar o escoamento das existências.
Os saldos referem-se a vendas em fim da estação.
Preço mais baixo anteriormente praticado
Considera-se “preço mais baixo anteriormente praticado”, o preço mais baixo a que o produto foi vendido, fora de eventuais períodos de saldo ou de promoção, nos 90 dias anteriores ao dia em que é posto à venda em saldo ou em promoção.
Percentagem de redução
Considera-se “percentagem de redução”, a percentagem de redução relativamente ao preço mais baixo anteriormente praticado ou, tratando-se de um produto não comercializado anteriormente pelo agente económico naquele estabelecimento, relativamente ao preço a praticar após o período de redução.
Se o bem de consumo já sofreu uma redução, fora da época de saldos ou promoções, é esse o preço de referência para indicação do valor que o consumidor vai poupar na época de saldos. Esse valor de referência afere-se recuando-se 90 dias à data em que se iniciam os saldos ou as promoções.
...
DECO CENTRO
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com os seus direitos enquanto consumidores, bem como resolver os seus problemas, podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando, para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra ou para (deco.coimbra@deco.pt).

Sem comentários: