quinta-feira, 22 de outubro de 2020

DECO: A sigla TDT significa televisão digital terrestre e é um serviço que veio substituir a televisão tradicional - Saiba um pouco mais!

Com a TDT o sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional designada de analógica. 

Com esta nova tecnologia é possível aceder a vários canais, nomeadamente à RTP 1, RTP 2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI, ARTV Canal Parlamento, RTP Madeira e RTP Açores, com uma melhor qualidade de som e imagem, ter acesso a um guia de programação eletrónico com informação sobre os programas disponíveis, fazer gravações e pausas nas emissões, caso tenha um descodificador com essas funcionalidades. 

Para ter acesso a este serviço, que é gratuito, basta adquirir o equipamento de receção adequado. 

A televisão digital terrestre poderá ser acedida em todo o país, seja através de receção terrestre – zonas TDT – ou de receção por satélite – zonas DTH. 

Contudo, atente-se que os equipamentos a adquirir são diferentes consoante o tipo de cobertura disponível pelo que, antes de proceder a qualquer aquisição, deverá informar-se sobre o tipo de cobertura disponível na sua morada – ou seja, se mora numa zona TDT ou numa zona DTH. 

A sintonização dos canais na TDT depende das características do descodificador ou da televisão, caso esta já tenha o descodificador incluído. Em regra, os equipamentos fazem a pesquisa de canais de forma automática. 

Os consumidores que têm contratos de prestação de serviços com empresas de telecomunicações não precisam de aceder à TDT, uma vez que têm acesso aos canais nacionais através da infraestrutura do seu operador. Se nem todas as televisões que tem em casa estiverem ligadas à empresa de telecomunicações terá que prepará-las para aceder à TDT. (Ilustração nossa)

Sem comentários: