terça-feira, 25 de maio de 2010

Grupo Poético de Aveiro organiza encontro Luso-Espanhol

Integrado na Feira do Livro de Aveiro irá decorrer nos dias 29 e 30 de Maio o “Encontro Poético Luso-Espanhol”, organizado pelo Grupo Poético de Aveiro, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
Esta forma de intercâmbio cultural com as associações e com os poetas espanhóis teve o seu início em 1993. Tem, no entanto, vindo a alargar-seao longo dos anos a um, cada vez maior, número de associações.
Neste ano de 2010, estarão presentes, na cidade de Aveiro, as seguintes associações culturais espanholas: Círculo Poético Orensano (Ourense – Galiza), República de las Letras (Pontevedra – Galiza), Fundacion Cumulum (Lugo – Galiza), Grupo Literário e Artístico Sarmiento (Valladolid – Castela e Leão) e Revista Hablada Juan de Baños (Castela e Leão).
O evento, que será aberto ao público em geral, principiará no dia 29 de Maio na Biblioteca Municipal de Aveiro, pelas 18h00, com um Recital Poético, dinamizado pelos poetas convidados e também pelos membros do Grupo Poético de Aveiro. No dia 30, no espaço do Parque Municipal Infante D. Pedro, às 11h00, ocorrerá novo convívio poético e cultural, com a leitura de poemas pelos diversos poetas e amantes da poesia presentes no Encontro.
Poetas espanhóis convidados:
José António Vale Alonso – Nasceu em Zamora, é autor de vários livros de poemas, entre os quais “Alondras en el páramo del tiempo”, editado pela Academia Castelhano-Leonesa de Poesia e “La espiral del sueño”, publicado pela Editorial Azul. Foi premiado em importantes concursos poéticos de Espanha.
Araceli Saguillo – Nasceu em Palência, mas está radicada, há muitos anos, em Valladolid. É presidente dos Grupos Literários Juan de Baños y Sarmiento. É, ainda, coordenadora das sessões poéticas semanais “Viernes del Sarmiento” e colabora em várias revistas de Espanha, Portugal e Itália. Tem doze livros publicados, alguns dos quais, traduzidos em língua italiana.
Santiago Redondo Veja – Nasceu em Valladolid, colaborou em revistas, tem participado em recitais e foi premiado em vários concursos literários, com destaque para o Prémio Sarmiento de Poesia 2008.
Fernando Luís Pérez Poza – Nasceu em Pontevedra. Publicou oito livros de poesia, um de contos e participou em numerosas antologias. É secretário da Fundação Cuña Casabellas, Presidente da Associação Cultural República de las Letras e director da Editora El Taller del Poeta. Como ensaísta, publicou, conjuntamente com Jorge Cuña Casabellas, um ensaio monográfico sobre a poesia chilena do século XX.
Javier Gonzalez Roiz – Nasceu em Aviles. É um dos fundadores do Círculo Poético Orensano, participou em recitais e publicará, em breve, um livro de poesia.
Cristina Corral Soilán – Nasceu em Lugo. É jornalista e licenciada en Hispanicas, pela Universidade Camilo José Cela e Universidade de Santiago de Compostela, respectivamente. É, também, autora de 2 livros de poesia. Escreve contos infantis e colabora em diversas revistas literárias.
(Clicar no programa para melhor o visualizar)

Sem comentários: