domingo, 11 de setembro de 2011

“7 Maravilhas da Gastronomia®” reveladas em Santarém

Foram dadas a conhecer, neste passado domingo dia 10 de Setembro, as “7 Maravilhas da Gastronomia®”, naquela que foi a eleição mais participada de sempre com quase um milhão de votos.
A Declaração Oficial teve lugar na Antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém, com emissão em direto na RTP1, RTP HD, RTP Internacional e RTP África.
As eleitas por votação pública, entre 7 de Maio e 7 de Setembro, como as

“7 Maravilhas da Gastronomia®” são:
Alheira de Mirandela (IG) - Trás os Montes e Alto Douro / Mirandela;
Queijo Serra da Estrela – DOP (Entradas) – Beira Interior e Beira Litoral / Serra da Estrela;
Caldo Verde (Sopa) – Entre Douro e Minho / Vale do Minho;
Arroz de Marisco (Marisco) – Estremadura e Ribatejo / Praia de Vieira, Marinha Grande;
Sardinha Assada (Peixe) – Lisboa e Setúbal / Setúbal;
Leitão da Bairrada (Carne) – Leitão da Bairrada / Bairrada;
Pastel de Belém (Doces) – Lisboa e Setúbal / Lisboa.
--------------------------------------------------------------------
De sublinhar que não há um primeiro lugar absoluto nestas "7 Maravilhas da Gastronomia". São divulgadas pela ordem das categorias: Entradas, Sopas, Marisco, Peixe, Caça, Carne e doce.
--------------------------------------------------------------------

“Há dez anos a Gastronomia foi considerada património imaterial de Portugal, alcançando o estatuto de valor cultural que define a nossa identidade enquanto povo. Hoje prestamos uma justa homenagem a este património único dos portugueses, que resulta dos hábitos que gerações aperfeiçoaram ao longo dos tempos”, explica Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas. “Somos defensores intransigentes da Gastronomia Tradicional Portuguesa, como algo que deve projectar o nosso país e promover o melhor que cá se produz”.

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda, foi realizada por internet, facebook, SMS e chamada telefónica. Entre 7 de maio (data em que teve início a votação pública) e 7 de setembro foram registados 899.069 votos.
Apresentado por Catarina Furtado e José Carlos Malato, o evento teve a produção da TAVOLANOSTRA Eventos Globais e a direção artística de Paulo Magalhães. O espetáculo teve como inspiração a boa mesa portuguesa e toda a tradição em torno da mesma.
Os 7 atos da noite foram complementados com imagens das 21 finalistas em cada uma das 7 categorias em que se inseriam: Entradas, Sopa, Marisco, Peixe, Caça, Carne e Doces.
Cada ato performativo foi enquadrado com vários momentos musicais, protagonizados por Ana Moura, Rui Veloso, Carminho, Boss AC e Zeca Sempre (Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva). Foram criados momentos artísticos surpreendentes, onde músicos e cantores de renome nacional cantaram músicas do cancioneiro tradicional português e se uniram a alguns dos melhores bailarinos, acrobatas e ‘performers’ do país.
“A qualidade dos espetáculos 7 Maravilhas foi inegável e este ano excedemos todas as expectativas. Este foi um espetáculo com uma qualidade artística fenomenal”, disse Luís Segadães.
Os troféus dos vencedores, peças únicas produzidas pela SPAL, foram entregues por alguns dos mais célebres chefes em Portugal: Filipa Vacondeus, Justa Nobre, Chakall, Fausto Airoldi, Hélio Loureiro, Luís Baena e Vítor Sobral.

Sem comentários: