quinta-feira, 26 de julho de 2012

7 Maravilhas bloqueia fraude = Hacker tentou corromper votação

As 7 Maravilhas® acabam de detetar e bloquear uma tentativa de fraude no sistema de votação online para eleger as 7 Maravilhas – Praias de Portugal®. Um hacker colocou recentemente e de forma sistemática milhares de votos em 7 das 21 praias a concurso. A organização, em conjunto com os auditores da PricewaterhouseCoopers & Associados - S.R.O.C. Lda (PwC), detetaram a fraude e intensificaram a segurança do sistema de votação.
“A PwC de forma periódica procede à análise dos dados, recorrendo a técnicas de auditoria, de modo a despistar e a detetar quaisquer tentativas de manipulação de informação, zelando pela fiabilidade da informação existente”, explica Jorge Costa, Partner da PwC.
Houve uma tentativa de votação massiva por parte de um único IP dinâmico que pertence à ZON TV CABO, que votou sistematicamente nas praias de Odeceixe, Guincho, Lagoa do Fogo, Porto Santo, Albufeira do Ermal, Tróia-Mar e Praia Fluvial de Loriga.
As tentativas de fraude em sistemas de votação com expressividade mediática semelhante às eleições das 7 Maravilhas® é recorrente. Esta situação foi detetada imediatamente pela organização, devido à constante monitorização do sistema, que em conjunto com os auditores anulou todos os votos colocados de forma abusiva e não qualitativa.
São incentivadas e apoiadas pela organização todas as acções de divulgação, promoção, dinamização, apelo e concretização do voto através do site oficial, no facebook e por chamada telefónica. A votação decorre até 7 de Setembro de 2012 e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada uma das 7 categorias, ou seja, será eleita uma Maravilha por categoria.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas – Praias de Portugal® tem lugar a 8 de Setembro de 2012, num espetáculo único a ser transmitido em direto pela RTP, a partir da Costa Alentejana, a Região Anfitriã.

Sem comentários: