sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lisboa: Criada a Academia de Gastronomia da União Europeia

Decorreu este fim-de-semana, no decurso da cerimónia de entrega dos prémios da Academia Internacional de Gastronomia no Hotel Altis Belém, a apresentação da Academia de Gastronomia da União Europeia (AGUE), que contou com a presença de vários membros do governo, dos presidentes de várias Academias internacionais, dos membros da Academia Portuguesa de Gastronomia e do Eng. Raúl Martins, Presidente do Grupo Altis Hotels, e foi precedida de um jantar preparado pelo Chef João Rodrigues, galardoado com o prémio “Chef de l’Avenir”. 
A apresentação coube aos membros do comité fundador da AGUE: Rafael Anson, Presidente de Honra da Academia Internacional de Gastronomia, Maciej Dobrzyniecki, Presidente da Academia Polaca, e José Bento dos Santos, Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, que assumirão, respetivamente, a Presidência e Vice-presidências da AGUE. 
Participaram nas várias reuniões preparatórias, os membros do comité fundador da AGUE, o Embaixador Francisco Seixas da Costa e o Dr. Carlos Fontão de Carvalho. Destaca-se também o almoço de trabalho decorrido no Belcanto do Chef José Avillez que mais uma vez impressionou os mais conhecedores gastrónomos estrangeiros numa refeição magnífica em que deu a provar novas criações. 
A Academia de Gastronomia da União Europeia, criada no quadro da Academia Internacional de Gastronomia, terá como principais objetivos a promoção e preservação do património Gastronómico Europeu, composto por uma riqueza cultural e histórica de enorme relevância no espaço gastronómico mundial. A Academia de Gastronomia da União europeia nasce na sequência da resolução do Parlamento Europeu de 22 de fevereiro de 2014, que destaca a importância da salvaguarda dos aspetos culturais e educativos da gastronomia. 
A AGUE, filiada na Academia Internacional de Gastronomia, contará como membros as várias Academias de Gastronomia dos países da União Europeia e terá a sua secretaria geral sediada em Lisboa, sob a responsabilidade dum membro da Academia Portuguesa de Gastronomia. 
A presidência será assumida pelo presidente honorário da Academia Internacional de Gastronomia e presidente da Real Academia de Gastronomia de Espanha, Rafael Anson. As vice-presidências serão assumidas pelos presidentes das academias portuguesa e polaca, José Bento dos Santos e Maciej Dobrzyniecki.

Sem comentários: