terça-feira, 16 de junho de 2015

Ançã: Aniversário do Núcleo Sportinguista e visita histórico/cultural a Ançã e Cantanhede

Núcleo Sportinguista de Ançã 
Cerca de uma centena de pessoas reuniu-se com a finalidade de comemorar o 8º aniversário do núcleo local do Sporting Clube de Portugal. 
O programa, previamente organizado, foi cumprido na sua essência e logo pelas 11h30 foi efetuada uma romagem ao cemitério S. Salvador para homenagear os sócios falecidos. De seguida ocorreu a receção dos sócios, amigos, convidados e da representação oficial do Sporting, na sede do núcleo, no qual foi servido um ‘Ançã de Honra’. Rumou-se depois ao restaurante Farinha de Milho onde após o almoço usaram da palavra o vereador da cultura da Câmara de Cantanhede, o presidente da Junta de Ançã e o presidente do Núcleo. 
Depois de cumprida esta formalidade, o padre Manuel de Jesus, o Nuno Lopes e o Gilberto Borges, foram homenageados com um Leão de Pedra, a qual foi antecedida por umas belas e oportunas curtas-metragens dos laureados. No final, os galardoados agradeceram o gesto com palavras de apreço e carinho. 
Finalmente ouviram-se palavras de apreço pelo excelente trabalho que a direção e os seus colaboradores tiveram na organização deste evento, esperando-se que o Sporting continue a ser um clube onde o Esforço, Dedicação, Devoção e Glória seja uma realidade cada vez mais atual para bem do desporto nacional. 
…………………………………………………… 
Visita histórico / cultural a Ançã e Cantanhede 
Nesta 4ª feira, 17 do corrente, irá decorrer mais uma jornada de convívio com a história urbana e com as tradições de Ançã e Cantanhede por um grupo de professores aposentados de Vila do Conde. 
A chegada será pela 09h30, seguindo-se uma visita guiada a vários locais emblemáticos e históricos da Vila de Ançã, onde não faltará a degustação de um Ançã de Honra com o seu bolo, seguindo-se um contacto direto com a realidade mítica, com a visita ao antigo moinho ainda em laboração, no qual se poderão abastecer de farinha e de outros produtos similares. 
À tarde: Almoço na Quinta da Sobreira; pedreiras de Portunhos onde podem apreciar a beleza deste famoso calcário; Cantanhede, onde se realizará uma visita ao Museu da Pedra e à Igreja Matriz; Praia da Tocha, onde poderão disfrutar de uma lufada de ares do mar. 
Este encontro de professores teve início em 1992, quando ainda estavam no ativo, com o objetivo de se conhecerem melhor, de partilharem experiências e de cimentar amizades. Desde então, têm continuado a efetuar esses convívios anualmente, percorrendo o país através de passeios culturais e de convívio. 
(Noticias enviadas por Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: