terça-feira, 1 de março de 2016

Rastreios gratuitos na Zona Centro para deteção precoce do cancro no intestino

Durante todo o mês de março, a Europacolon Portugal promove rastreios gratuitos ao cancro do intestino. No Centro, esta iniciativa decorre em 22 Farmácias Holon e tem como objetivo promover a deteção precoce de uma doença que mata 11 portugueses por dia. 
O rastreio é gratuito e realiza-se através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, basta dirigir-se à farmácia Holon mais perto da zona de residência e pedir o kit de análises. 
“As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos”, afirma Vítor Neves, presidente da Europacolon. 
“Um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa. O rastreio permite alcançar ganhos significativos para todo o sistema de saúde, podendo mesmo evitar os estados mais avançados da doença”, explica Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional. 
As Farmácias Holon defendem a prevenção do cancro colorretal e uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares, encaminhado as pessoas para uma consulta médica, quando sinalizados através de análise. 
“Todos os anos, são diagnosticados mais de 7 mil novos casos. Estes números são alarmantes, é preciso contrariar esta tendência!”, relembra o presidente da Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo. 
Durante este mês, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, enquadrada na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo. 
(NR: Farmácias Holon na Figueira da Foz: Farmácia Central e Farmácia Soares)

Sem comentários: