segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ançã: 240º aniversário da construção da capela de Nª Sª das Mercês

Depois de minuciosa investigação junto do Arquivo da Universidade de Coimbra, entre outros, chegou-se à conclusão de que há 240 anos foi iniciada a construção da referida capela conforme inscrição no Cruzeiro (1777) que se encontra colocado lateralmente à mesma. 
Depois do decurso do habitual e decorrente processo eclesiástico, originando através da sua Bula a necessária concessão de S.S. o Papa Pio VI, na qual autorizava todas as celebrações religiosas, foi posteriormente mandada construir por promessa pelo Capitão-mor José Carlos e sua esposa D. Maria Lopes, visto que o seu pedido tinha sido aceite. A razão desta informação prende-se com o facto da referida Capela de Nª. Sr.ª das Mercês da Vila de Ançã ser monumento único no distrito de Coimbra de invocação a esta Santa. 
No decurso deste ano, procedeu-se à substituição da canga do sino pois a que lá estava previsivelmente ainda seria a da origem e encontrava-se bastante deteriorada. Este minucioso trabalho de mestria foi efectuado pelo Sr. José Avelino Geria que conseguiu artisticamente fazer com que a mesma ficasse igual à existente. Também este ano já se podem admirar no ‘velho’ sacrário as pinturas iniciais que foram colocadas em relevo por uma especialista da empresa de restauro Regra de Ouro, de Tomar, contando com imprescindível colaboração do amigo maestro José Antero Antunes.
Para preservar e cuidar desta capela vão sempre ocorrendo algumas obras e restauros. Neste espaço sacro, irá ser rezada uma missa no próximo dia 26 pelas 20h30, presidida pelo rev. Pároco de Ançã Manuel de Jesus. 
(Nota enviada por Francisco M. Relva Pereira)

Sem comentários: