sábado, 15 de outubro de 2016

Cova da Piedade – Das artes à escrita: José Manuel Oliveira editou mais um livro

JMO numa visita à Figueira da Foz
Nasceu em 19 de Março de 1948 na Cova da Piedade no concelho de Almada onde frequentou a Escola Comercial e Industrial Emídio Navarro. 
Em 1968 fez parte de um círculo de artistas plásticos, juntamente com Victor Ferreira e Henrique Mourato, tendo participado com algumas colagens numa exposição de artes plásticas, na Academia Almadense, nesse mesmo ano. 
Com o decorrer dos anos e por motivos diversos, entre os quais a mobilização para prestação do serviço militar nas ex-colónias, interrompeu as suas actividades artísticas e aquela mesma colaboração, embora mantendo-se sempre ligado afectivamente ao grupo, até mesmo à formação da “IMARGEM” (Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada). 
Entretanto afastado das chamadas artes plásticas, deu início a um percurso como autodidacta no campo das filosofias (ocidental e oriental), tendo-se dedicado à literatura e escrevendo pontualmente alguns artigos, ensaios e também contos e poemas. Durante os anos 80, ganhou um prémio intitulado “um conto por um conto” atribuído pelo Diário Popular, com o trabalho “O velho do lago”. Profissionalmente ligado à área de B.A.D. foi durante mais de 20 anos bibliotecário no Museu do Chiado onde cessou funções em 2005. 
De seu nome completo, José Manuel de Sousa Oliveira tem continuado a escrever regularmente textos e artigos diversos. Faz parte da SCALA (Sociedade Cultural de Artes e Letras de Almada) estando representado, através de dois contos, no livro “Antologia de Artes e Letras de Almada”.
Publicou recentemente o livro “Vaga/Mente/Luz, Outras Realidades”. Segue um dos artigos:

Sem comentários: