sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Deixar de movimentar não significa o encerrar da conta bancária!

Deixar uma conta a zeros não significa que encerramos a conta à ordem. Se não comunicar ao banco que pretende encerrar a conta, este pode continuar a cobrar despesas de manutenção. 
Ter uma conta à ordem é ter um depósito à ordem, um contrato que foi iniciado em determinada data e que deverá ser encerrado quando as partes assim o entenderem. 
Deixar uma conta a zeros não significa o fim da mesma, mas sim a possibilidade de se gerarem comissões de manutenção ou até mesmo a emissão de cartões e respetivas anuidades, sendo obrigado a assumir a responsabilidade até ao seu cancelamento efetivo. 
Encerrar a conta bancária é um processo simples e que, em regra, pode ser efetuado a qualquer momento. 
A forma correta de terminar a relação contratual com um banco passa pelo seu titular efetuar essa solicitação formal, junto do mesmo, entregando os cartões de pagamento, os cheques e a caderneta, caso exista. 
 Deverá ainda ser confirmada a inexistência de dívida ou saldo negativo. 
 As instituições bancárias não podem cobrar quaisquer comissões ou outros custos ao consumidor por encerramento da conta bancária. 
Por fim, e para evitar constrangimentos e ser visto como não respeitador das suas obrigações, não se esqueça de anular eventuais débitos diretos que tenha associados a essa mesma conta, antes do encerramento. 
Em caso de dúvidas ou conflito não hesite em contactar-nos! Tânia Santana Jurista - DECO Coimbra.

1 comentário:

bombeiro25 disse...

Isso nao deve ser para todos alem que considero ser mentira pois eu ja nao trabalho com o BCP e quis fechar a minha conta e os gajos (ladrões) negaram-se a fechar a minha conta e ja la vai mais de um ano, qual é a desculpa então ???? Se eu ja nao quero nada com eles nem faço depósitos no banco então porque querem eles a minha conta aberta e recusam-se a fechar conforme a minha vontade ????