quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A capela de Nª Srª das Mercês da Vila de Ançã assinala os 242 anos do início da sua construção com uma missa!

A construção da capela foi iniciada há 242 anos conforme inscrição no Cruzeiro (1777) que se encontra colocado lateralmente à mesma. Foi no Arquivo da Universidade de Coimbra e noutros, que o processo investigação foi efetuado, junto dos quais se encontrava a informação necessária que nos permitiu chegar a esta e outras conclusões. 
O capitão-mor José Carlos e sua esposa D. Maria Lopes mandaram-na construir por promessa e a seu pedido, tendo decorrido o habitual e decorrente processo eclesiástico que originou a necessária concessão do Papa Pio VI através da sua Bula, na qual autorizava todas as celebrações religiosas. 
A razão desta informação prende-se com o facto da referida Capela de Nª. Sr.ª das Mercês da Vila de Ançã, ser monumento único no distrito de Coimbra de invocação a esta Santa.   
Consolidando e embelezando a capela, ano após ano continuam a efetuar-se obras de manutenção bem como algumas aquisições, como um escabelo em madeira maciça para a sacristia e uma cadeira de altar.
Segundo o calendário litúrgico o dia festivo de Nossa Senhora das Mercês celebra-se no dia 24 de setembro. Este ano, coincidindo com esse dia e mantendo a tradição, nesse espaço sacro, irá ser rezada uma missa pelas 20h30, presidida pelo reverendo pároco de Ançã dr. Manuel de Jesus. (Francisco M. Relva Pereira, proprietário da capela)

Sem comentários: