DECO = Se vai pedir um crédito prepare-se para os vários tipos de garantias exigidas!
Se vai pedir um crédito, prepare-se, podem pedir-lhe vários tipos de garantias que, sendo opcionais, delas poderá depender a aprovação do crédito, nomeadamente de um crédito à habitação.
Para que o banco conceda crédito terá de provar que tem capacidade financeira para cumprir com as prestações que lhe serão exigidas, mas poderá ir mais longe e exigir-lhe garantias adicionais, designadamente:
Fiador
O fiador é alguém que pessoalmente poderá vir a responder por uma dívida que não é sua, através do seu rendimento e património, caso o devedor não pague.
O fiador ficará vinculado ao empréstimo até ser liquidado na totalidade e não poderá deixar de o ser, exceto se devedor e credor aceitarem.
Se, por incumprimento do devedor, o fiador vier a ser chamado a pagar a dívida não ficará proprietário da casa, como muitos pensam e o único direito que terá será o de exigir do devedor o pagamento da dívida.
Hipoteca
O banco pode exigir também a hipoteca do imóvel financiado, a seu favor (e/ou sobre imóvel de terceiro). Trata-se de uma garantia real que confere ao banco a preferência face a outros credores no recebimento do valor em dívida em caso de venda judicial do imóvel por incumprimento ou penhora a que o mesmo venha a ser sujeito por outra dívida (exceto à AT ou Segurança Social).
Seguros
Outra garantia habitualmente exigida é a do seguro de vida, em nome de um ou mais titulares do crédito, que garantirá ao banco ser ressarcido do valor em dívida em caso de falecimento ou de invalidez total e permanente (ITP) ou absoluta e definitiva (IAD) do(s) devedor(es).
.......................................
A DECO através do Gabinete de Proteção Financeira poderá prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.
DECO CENTRO - Conte com o apoio da DECO Centro através do número de telefone 239 841 004, do endereço eletrónico (deco.centro@deco.pt).
(Ilustração nossa)
Sem comentários:
Enviar um comentário