DECO - Perdi o meu cartão bancário! E agora? Como reagir?
O crescimento da utilização de cartões de pagamento levou, nos últimos anos, à sua afirmação como o instrumento de pagamento eletrónico mais usado para a aquisição de bens e serviços. O consumidor que tem um cartão de crédito ou débito, deve ter consciência que pode estar sujeito a fraudes.
Se perdeu o seu cartão, ou se o roubaram, é importante contactar imediatamente a entidade que o emitiu, sem prejuízo de apresentar queixa junto da polícia.
De forma a facilitar o contacto com a entidade emitente, tenha sempre acessível, em local seguro e separado do cartão, o respetivo número e data de validade, bem como os contactos de urgência. Em regra, estes contactos estão disponíveis na página de internet do banco, com quem contratualizou o cartão e ainda no site do Banco de Portugal. Também pode contactar diretamente a SIBS.
Após verificar que não tem o seu cartão, é de extrema importância que atue rapidamente, para evitar a utilização indevida do cartão. Depois de ter participado a situação ao emitente do cartão, não poderá ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados, exceto se tiver atuado de forma fraudulenta.
Não se esqueça de guardar todos os documentos respeitantes ao cartão, nomeadamente o contrato num sítio seguro e que facilmente se recorde, para ter sempre à mão caso precise.
Se encontrar um cartão perdido deve entregá-lo à entidade emitente ou aos órgãos de polícia criminal. Assim, poderá evitar que um cartão seja indevidamente utilizado.
Em caso de dúvidas ou conflito não hesite em contactar a DECO.
…....................................
DECO CENTRO
Apoio através do número de telefone 239841004 ou do endereço eletrónico (deco.centro@deco.pt), e siga nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no site da DECO.
(Ilustração nossa)
Sem comentários:
Enviar um comentário