terça-feira, 29 de maio de 2018

DECO = Dia da Energia: dicas para poupar

Neste dia 29 de maio celebra-se mais um dia da Energia e a DECO, como tem vindo a ser hábito, assinalou esta data com a dinamização de sessões informativas com dicas de poupança de energia.
Quando falamos em poupar energia, percebemos que a mesma está em todo o lado. Nas nossas rotinas utilizamos energia para quase tudo: aquecer o leite, acender o televisor, ligar as luzes, apanhar um elevador, abrir um portão automático, lavar roupa na máquina. Se pensarmos um pouco sobre o assunto, são milhares de gestos diários que nos fazem gastar energia. 
Mas atenção é possível aprender a poupá-la! A poupança de energia é uma meta que a generalidade das famílias quer alcançar, tendo em conta os benefícios económicos, sendo ainda esta ação igualmente essencial para preservarmos o meio ambiente. Diminuir os gastos energéticos é sinónimo de reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa e estar menos dependentes dos combustíveis fósseis. 
Conheça alguns dos truques que achamos essenciais para a poupança de energia: 
-Etiqueta energética: consulte a etiqueta energética, na compra de equipamentos e escolha o equipamento mais eficiente; 
-Televisor: Quando não utiliza a televisão ou outros aparelhos audiovisuais, desligue-os diretamente da tomada; 
-Frigorífico: regule a temperatura do seu frigorífico entre os 3ºC e 5ºC e do congelador para os -18ºC; -Iluminação: Reduz bastante o seu consumo energético e a conta ao final do mês, se colocar lâmpadas LED refletoras; 
-Equipamentos eletrónicos: Ao adquirir novos esquipamentos eletrónicos procure os que já têm o rótulo energético europeu; 
-Máquina de lavar roupa: Nas lavagens do dia-a-dia, se a roupa não estiver muito suja, opte por programas a 30ºC; 
-Ar condicionado: Coloque a temperatura de aquecimento nos 18ºC (inverno) e a de arrefecimento nos 25ºC (verão); 
-Forno elétrico: por forma a poupar, aproveite o forno estar quente para cozinhar vários pratos ao mesmo tempo. 
(Isa Tudela - Gabinete de Projetos e Iniciativas - DECO Coimbra)

Sem comentários: