Com a chegada das férias muitos
portugueses optam pelos parques de campismo, pois proporcionam um
contacto mais próximo com a natureza e são economicamente mais
acessíveis. Se esta é a sua opção para 2019 conheça os direitos
que lhe assistem.
O que são parques de campismo?

Requisitos das instalações
-Os terrenos onde os parques de
campismo estão implantados não devem ser pantanosos nem húmidos,
devendo estar afastados das grandes vias de comunicação;
-Devem ser vedados e ter um
serviço de vigilância permanente, de forma a manter a segurança
dos campistas;
-As instalações sanitárias
devem ser separadas e dotadas de chuveiros individuais, lavatórios
com espelho, iluminação e tomadas com corrente, sempre com a
indicação da voltagem;
-Devem dispor de energia eléctrica
e água corrente;
-As casas de banho devem estar
preparadas de forma a permitir a sua utilização por crianças e ter
acessos adaptados a cadeiras de rodas-
-São exigíveis recipientes para
o lixo, colocados em locais de fácil acesso e devidamente
sinalizados.
À entrada, os parques de campismo
devem ter uma recepção, que se encarrega de:
-Registar entradas e saídas dos
campistas;
-Receber, guardar e entregar a
correspondência e objetos dos campistas;
-Anotar e dar conhecimento de
chamadas e mensagens telefónicas;
-Prestar informações quanto ao
funcionamento do parque;
-Disponibilizar ao campista uma
caixa de correio e um telefone ligado à rede pública;
-Afixar informação, em várias
línguas, acerca da existência do regulamento interno e do preçário
dos serviços;
-Facultar, sempre que solicitado,
o livro de reclamações.
É obrigatório também estar
afixado na receção dos parques de campismo, o horário de
funcionamento e a planta do parque. Quando a lotação estiver
esgotada, deve ser assinalada à entrada, de forma bem visível.
Livro de reclamações
Os campistas podem reclamar
através do livro de reclamações existente para o efeito.
…...............
Caso tenha alguma dúvida poderá
recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO.
DECO CENTRO = Os leitores
interessados em obter esclarecimentos relacionados com os seus
direitos enquanto consumidores, bem como resolver os seus problemas,
podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, bastando,
para isso, escreverem para a DECO – Rua Padre Estêvão Cabral,
79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra ou para (deco.coimbra@deco.pt).
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