quarta-feira, 10 de julho de 2019

Programa Chave Direta promove aumento de vigilância a casas pela PSP durante as férias dos proprietários

A época do Verão é, por excelência, a altura em que a maior parte das famílias parte para férias. É um momento de despreocupação e descompressão, mas há gestos simples que ajudam a aumentar – ainda mais – o sentimento de segurança. 
A PSP reconhece a vulnerabilidade acrescida a que as residências estão, nesta época, sujeitas uma vez que existe uma ausência prolongada de quem nelas habita. É, por isso, que relembramos todos os cidadãos da existência do programa Chave Direta. 
Subscrevendo, gratuitamente, este programa, a sua casa será identificada pelas forças de segurança que, por consequência irão promover um aumento de vigilância, rondas regulares assim como outras medidas de segurança e proteção feitas pela PSP.  
Ainda assim, quando vai de férias, existe um conjunto de procedimentos que poderá adotar, evitando, assim, demonstrar sinais de ausência: 
-Dê uma aparência de atividade à sua casa: Peça a alguém de confiança que vá recolhendo o correio, mude a posição dos estores e cortinas, e se movimente no interior da residência. Acenda luzes, televisões ou rádios em alguns momentos da noite; 
-Não divulgue nas redes sociais que está de férias: Por muito apetecível que possa ser, não demonstre estar ausente de sua casa por longos períodos de tempo. Partilhe as fotografias e experiências quando regressar. 
O programa Chave Direta, no que concerne os resultados da PSP, apresenta uma taxa de sucesso a rondar os 100% face aos milhares de pedidos nos últimos anos. 
A inscrição pode ser feita online, acedendo ao site (veraoseguro.mai.gov.pt). Também o pode fazer, dirigindo-se a uma Esquadra da PSP e fazer o pedido presencialmente.

Sem comentários: