sexta-feira, 18 de outubro de 2019

DECO: Tenho um conflito com a minha companhia de seguros – o que devo fazer?

Diferentes pontos de vista, interpretações distintas das condições contratuais e aumento dos prémios do seguro são conflitos frequentes. 
Reclamações relacionadas com seguros de vida, multirrisco habitação, saúde, acidentes pessoais, bem como, seguro automóvel são assuntos frequentes no nosso Gabinete de Apoio ao Consumidor.
Sugerimos que, em caso de conflito, comece por reclamar junto da seguradora, através de carta registada com aviso de receção, email ou livro de reclamações. Fazer uma reclamação é algo simples. Identifique-se e indique o número da apólice. Exponha o problema e a sua pretensão de forma clara. Na comunicação, junte fotocópias de documentos que suportam a sua reivindicação. Nunca se esqueça de guardar uma cópia das comunicações. 
Também poderá denunciar a situação reclamada à ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. 
A ASF é responsável pela regulação e supervisão da atividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respetivas entidades gestoras e da mediação de seguros. Tem por missão assegurar o bom funcionamento do mercado segurador e fundos de pensões e contribuir para a garantia da proteção dos tomadores de seguro, pessoas seguras, participantes e beneficiários. 
O acesso ao sistema de reclamações da ASF é gratuito. Embora não tome decisões vinculativas sobre os casos, o seu parecer desempenha um papel relevante na resolução. 
As reclamações podem ser dirigidas diretamente à ASF, através de correio postal, fax, correio eletrónico ou pelo formulário disponível no portal da ASF. 
Em caso de dúvidas não hesite em contactar a DECO.

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