quinta-feira, 24 de outubro de 2019

DECO - Vacina da gripe: quem tem acesso gratuito?

A gripe é uma doença contagiosa e, regra geral, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade.
Este ano a época de vacinação começou no dia 14 de outubro incluindo 4 tipos de vírus da gripe, esperando-se maior abrangência em relação às anteriormente utilizadas. 
Algumas pessoas têm direito à vacina da gripe disponibilizada gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde sem necessidade de receita médica. 
Beneficiam desta medida: 
Cidadãos com 65 anos ou mais; Pessoas residentes ou internadas em instituições, e crianças e adolescentes com doenças crónicas que permaneçam também em instituições; Doentes integrados na rede de cuidados continuados, doentes que aguardam transplante ou que estão fazer quimioterapia; Pessoas apoiadas no domicílio pelos Serviços de Apoio Domiciliário com acordo de cooperação com a Segurança Social ou Misericórdias Portuguesas e pelas equipas de enfermagem das unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde ou com apoio domiciliário dos hospitais; Doentes internados em unidades de saúde ou em hospitais do Serviço Nacional de Saúde que apresentem patologias crónicas e condições para as quais se recomenda a vacina; Profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde; Guardas prisionais e reclusos; Portadores de trissomia 21, diabetes mellitus, fibrose quística, défice de alfa-1 antitripsina sob terapêutica de substituição, doença pulmonar obstrutiva crónica, patologia do interstício pulmonar sob terapêutica imunossupressora, doença crónica com comprometimento da função respiratória, da eliminação de secreções ou com risco aumentado de aspiração de secreções; Pessoas que fazem diálise; Bombeiros. 
Caso esteja ao abrigo desta medida, basta dirigir-se ao centro de saúde para receber a vacina. As vacinas também estarão disponíveis nas farmácias através de prescrição médica. 
=Ilustração nossa. Mais informações em (www.deco.proteste.pt)=

Sem comentários: