terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

LPCC em reunião de trabalho e realiza visita ao setor de Virologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra!

O Conselho de Administração do IPO de Coimbra (IPOC) recebeu a visita do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). À reunião de trabalho seguiu-se a visita ao novo setor de Virologia do Laboratório de Patologia Clínica, e para o qual a LPCC concretizou um apoio de cerca de 40 mil euros. 

O Presidente da Direção da LPCC, Professor Vítor Rodrigues, e a Secretária da Direção da LPCC, Dra. Natália Amaral, estiveram, ontem, 22 de fevereiro, no IPOC para uma reunião de trabalho, seguida de uma visita às instalações do novo setor de Virologia do Laboratório de Patologia Clínica desta unidade hospitalar. A reunião contou com a presença dos elementos do Conselho de Administração (CA) do IPO de Coimbra. Centrando-se no balanço da atividade realizada entre as duas Instituições, nomeadamente das ações de resposta ao doente oncológico no contexto da pandemia provocada pela COVID-19, foram feitas algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido, nomeadamente na área ativa do voluntariado, a continuidade e reforço da investigação em biologia molecular e o ponto de situação dos restantes projetos em curso. 
No seguimento da reunião, os elementos presentes visitaram o setor de Virologia do Laboratório de Patologia Clínica do IPOC, e que vem capacitar a instituição e a Região Centro de uma infraestrutura cabal, do ponto de vista técnico e científico no campo da virologia. 

O espaço, inaugurado a 4 de fevereiro passado com a presença da Ministra da Saúde, foi concretizado através do Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2, correspondendo a um investimento global de 210.114,75€ (valor c/ IVA), tendo a Liga Portuguesa Contra o Cancro assegurado a dotação dos equipamentos relevantes para a sua atividade, no valor de 39.825€. 

Atualmente este setor assegura a realização diária de cerca de 150 testes à COVID-19.

Sem comentários: