quarta-feira, 7 de julho de 2021

DECO - Cartão de crédito / Reembolso de crédito

Ter um cartão de crédito permite a compra de bens ou serviços pagando mais tarde, num momento mais favorável e sem problemas! Um uso 'amigo' do cartão de crédito exige disciplina no que diz respeito à gestão do orçamento familiar. 
O montante de crédito a ser usado em cada mês só será pago no mês ou meses seguintes, logo é fundamental que o consumidor controle os pagamentos que são feitos com o cartão. 

Os valores em dívida no cartão de crédito só surgem depois de o cartão ser utilizado e, por isso, o plano de reembolso não está definido à partida como acontece por exemplo num crédito pessoal. 

O consumidor e a instituição de crédito acordam previamente uma modalidade de reembolso para o montante de crédito utilizado, bem como a data em que esse reembolso deve ocorrer. 

Assim, o consumidor pode escolher: 

-Efetuar o pagamento integral, ou seja, pagar 100% do crédito que utilizou, pagamento que deve ser efetuado na data-limite, o que significa que não paga juros; 

-Ou efetuar o pagamento parcial, acordando o montante ou percentagem mínima a pagar na data-limite, que implica o pagamento de juros sobre o montante utilizado e não pago nesse mês. 

É fundamental que o consumidor esteja ciente que quanto menos pagar por mês, maior será o peso dos juros a pagar, para além de necessitar de mais tempo para pagar a totalidade do montante em dívida.

Última nota: não esqueça que quando mal utilizado, o cartão de crédito pode contribuir para o endividamento excessivo! 

(Ilustração nossa)

Sem comentários: