Microsoft, Google e Delta lideram ranking das Marcas Mais Fortes
A Consultora OnStrategy apresenta os
resultados do estudo Brand Energy ™ (Força e Energia) das marcas
em Portugal.Este trabalho é desenvolvido em conformidade com a
certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e
força) e ISO10668 (avaliação financeira), e avalia mais de 200
marcas em seis dimensões: relação emocional e comportamental,
reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força
da equipa de colaboradores e saúde financeira.
Pedro
Tavares (Partner e CEO da OnStrategy) refere que “Mais uma vez,
verificámos que o cenário de pandemia pressionou muito as marcas e
não é raro encontrar marcas que têm indicadores fortes ao nível
da reputação (perceção) e mais fracos no que respeita à
experiência (realidade) o que se traduz em problemas associados a
produto, serviço ou inovação, ou o contrário em que a reputação
é inferior à experiência e como tal a evidência aponta para
problemas de comunicação (pressão ou escolha dos touchpoints
corretos), o que em ambos os casos tem como consequência uma quebra
nos indicadores de relação emocional e comportamental, nos
resultados da atuação no mercado e ainda na saúde
financeira.”
Numa escala de 100 pontos, existem 2 marcas com uma
avaliação excelente (mais de 80 pontos) e 54 marcas com uma
avaliação robusta (entre 70 e 80 pontos), destacando-se as 3 marcas
mais fortes:
1. MICROSOFT (81,3 pts).
2.
GOOGLE (80,2 pts).
3. DELTA (78,2
pts).
Setorialmente, foram analisadas marcas de mais de 40
indústrias, e as que registam o melhor Índice de Energia e Força
nas principais indústrias são:
• PSI 20: EDP
(71,0pts).
• Holdings: JERÓNIMO MARTINS
(69,7pts).
• Banca: BPI (63,9pts).
•
Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (74,0pts).
•
Seguros: FIDELIDADE (65,0pts).
• Energia:
EDP (71,0pts).
• Tecnologia: MICROSOFT
(81,3pts).
• Apps: ZOOM (69,8pts).
•
Multimedia: YOUTUBE (70,4pts).
•
Telecomunicações: VODAFONE (69,0pts).
•
Retalho Alimentar: PINGO DOCE (72,0pts).
•
Retalho Tecnologia e Online: AMAZON (72,3pts).
•
Retalho Lar: IKEA (68,8pts).
• Retalho
Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (67,7pts).
•
Retalho Saúde e Bem Estar: FARMÁCIAS PORTUGUESAS
(76,8pts).
• Retalho Têxtil: ZARA
(64,8pts).
• Retalho Restauração: MCDONALD’S
(75,0pts).
• Retalho Desporto: SPORT ZONE
(64,5pts).
• Alimentação e Bebidas: DELTA
(78,2pts).
• Higiene Pessoal: L’OREAL
(73,8pts).
• Higiene do Lar: FAIRY
(68,7pts).
• Saúde e Bem Estar: GERMANO DE
SOUSA (70,0pts).
• Farmacêuticas: PFIZER
(75,6pts).
• Viagens e Lazer: PESTANA
(68,2pts).
• Mobilidade: VIA VERDE
(68,5pts).
• Automóveis: MERCEDES
(74,8pts).
• Produtos Industriais: NAVIGATOR
(70,4pts).
• Construção e Engenharia: MOTA
ENGIL (59,9pts).
• Serviços Profissionais:
CTT (70,6pts).
• Jogos e Entretenimento: LEGO
(75,3pts).
• Desporto: ADIDAS (75,1pts).
•
Luxo: LOUIS VUITTON (74,4pts).
• Acessórios
de Moda: SWATCH (66,9pts).
Quanto às marcas que mais cresceram o
indicador de Força e Energia de marca de um ano para o outro,
destacam-se nos setores de maior relevância para o desenvolvimento
económico do país:
• Bankinter (+7pts) –
banca.
• Generali (+7pts) – seguros.
•
Iberdrola (+6pts) – energia.
• Samsung
(+4pts) – tecnologia.
• RTP e Netflix
(+5pts) – media e telecom.
• Leroy Merlin
(+3pts) – retalho.
• Super Bock (+4pts) –
alimentos e bebidas.
• Pfizer, Farmácias
Portuguesas e Lusíadas Saúde (+4pts) – saúde e farmacêutica.
•
Mota Engil (+5pts) – construção e engenharia.
•
Navigator (+4pts) – produtos industriais.
•
Tesla (+8pts) – automóvel.
• CP
(+3pts) – transportes.
• Vila Galé (+6pts)
– viagens, turismo e lazer.
O BrandEnergy™:
A OnStrategy é a consultora que assina o
BrandEnergy™, que avalia, desde 2009, a energia e a força de mais
de 200 marcas em Portugal.
Este trabalho é elaborado tendo por
base uma metodologia certificada em conformidade as normas ISO10668
(avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de
estratégia e força de marca), que conjuga e consolida a análise
quantitativa de 6 dimensões: Relação Emocional com os stakeholders
(notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração,
preferência, intenção de compra, recomendação e defesa),
Reputação (qualidade de produto, qualidade de serviço, inovação,
ambiente de trabalho, cidadania, governo e liderança), Experiência
(satisfação com produto, loja, digital telefone e relação preço
valor), Presença e Atividade no Mercado (proteção legal, quota de
mercado, quota de comunicação, cobertura e eficiência geográfica,
referência de preço e eficiência da comunicação), Equipa
(alinhamento, compromisso e resultados) e Saúde Financeira
(receitas, margem, perspetivas de crescimento e avaliação de
crédito).
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A ONSTRATEGY:
Fundada em 2009, a
ONSTRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e
otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.
A
ONSTRATEGY desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise,
estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos
tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas
independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um
profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que
impactam o desempenho de negócios e marcas.
A ONSTRATEGY faz
parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial,
que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação
financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força
de marca).
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