quarta-feira, 29 de março de 2023

'Café Memória' - iniciativa da Sonae e Associação Alzheimer realiza sessão 'A Demência e a Família'

"Café Memória” é uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e reduzir o isolamento social das Pessoas com Demência e dos seus Familiares e Cuidadores;

No dia 1 de abril às 9h00, na Portugália do Centro Colombo, realiza-se uma sessão especial dedicada ao tema “A Demência e a Família”;

Há 10 anos, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal uniram-se para lançar o Café Memória em Portugal, projeto pioneiro no país criado com o propósito de juntar à conversa, em contexto informal, Pessoas com Demência, cuidadores, familiares e amigos, para atenuar o isolamento e exclusão social.

Desde então o projeto transformou-se numa rede informal de apoio de âmbito nacional tendo realizado mais de 1.100 sessões, com a participação de cerca de 5.000 pessoas e com o apoio de perto de 100 entidades parceiras a nível local e nacional. No dia 1 abril, às 9h00, vai realizar-se na Portugália do Centro Colombo, uma sessão especial do Café Memória, para assinalar os 10 anos do projeto, que terá como tema: “A Demência e a Família,” com o Prof. Manuel Goncalves Pereira, Médico Psiquiatra e Professor da NOVA Medical School.

A Rede Cafés Memória conta atualmente com 22 Cafés em funcionamento, com mais uma abertura em abril deste ano na Marinha Grande. As sessões do Café Memória têm tido uma regularidade mensal desde o arranque da iniciativa, mesmo durante a pandemia através de sessões virtuais. São dinamizadas por uma equipa de, pelo menos, dois profissionais de saúde ou ação social com formação específica na área das demências, e de um grupo de voluntários. Pretende-se que sejam um espaço de partilha de experiências, de informação e de suporte mútuo e que se realizem à volta de uma mesa de café e em espaços da comunidade, fora do ambiente institucional ou hospitalar.

Este projeto tem um lugar especial na história da nossa empresa”, quem o diz é Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra. “Em 2013, a Sierra e a Associação Alzheimer Portugal uniram-se numa iniciativa inédita. Ao longo destes 10 anos, o Café Memória tornou-se num espaço de partilha muito importante na vida destas pessoas, o que nos deixa imensamente satisfeitos. Na Sierra assumimos o compromisso de criar impacto positivo na comunidade, motivo pelo qual temos um enorme orgulho em fazer parte deste projeto desde a sua génese e esperamos que a Rede Cafés Memória continue a crescer”, conclui.

Para Manuela Morais, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, “a criação do Café Memória foi um marco decisivo para a nossa Associação. Conseguimos, ao longo destes anos, fazer a diferença na vida de milhares de pessoas com Demência, seus Cuidadores, Amigos e Familiares, assim como de pessoas que já tenham problemas de memória, o que nos deixa muito orgulhosos. É altura de agradecer a todos os que se empenharam em dar vida a este projeto de sucesso: colaboradores, voluntários, parceiros e amigos, assim como a todos os oradores que se disponibilizaram para enriquecer as sessões com todo o seu saber. Acredito que estamos a conseguir cumprir os nossos objetivos de forma a reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que têm participado, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado”, conclui.

=SABERMAIS AQUI=

Sem comentários: