quinta-feira, 28 de julho de 2022

Compositor de Ançã vai dirigir a Lixouri Philharmonic Orchestra na Grécia!

O maestro, compositor e investigador da Universidade de Coimbra Francisco Manuel Relva Pereira, irá dirigir a Lixouri Philharmonic Orchestra na Grécia na próxima segunda-feira dia 1 de agosto.

Uma vez que neste concerto serão tocadas diversas obras escritas pelo compositor natural de Ançã, este seguiu viagem hoje mesmo para aquele país para assim ter o tempo necessário para os ensaios preparativos e também para se familiar com a dinâmica musical e com as diversas tradições e costumes da cidade de Lixouri que fica na bela ilha de Cefalónia, a maior ilha jónica do oeste da Grécia.

De referir que este convite foi emanado através do maestro da referida orquestra, Makris Charalampos, e da sua direção. Além dos maestros português e grego irão juntar-se ainda Ilio Volante de Itália e Francisco José Rosal Nadales de Espanha, uma vez que foram estes quatro compositores de países distintos que escreveram a SUITE2020 de cariz solidário que irá ser interpretada pela 1ª vez em Lixouri.

Será de facto mais um (re)encontro destes autores musicais os quais irão poder dialogar e acertar alguns pormenores do novo projeto musical que já está em embrião, o qual deverá ser apresentado em 2024 em Portugal conforme já foi delineado aquando da estreia da SUITE2020 que ocorreu no nosso país!

Uma vez que haverão receções oficiais na Grécia em cujas cerimónias se irão partilhar algumas lembranças de cada país, o compositor português solicitou às autoridades autárquicas locais a cedência de algumas ofertas, agradecendo assim o apoio institucional da Câmara Municipal de Cantanhede e das juntas de freguesia de Ançã e de Ferreira-a-Nova.

Sem comentários: